Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 31/01/2023 21:48 - Atualizada em: 01/02/2023 10:38
Ingaí realizou o 1º Encontro de Folia de Reis e festa poderá entrar para o calendário de eventos da cidade
Ingaí é conhecida em toda Minas Gerais pela realização da Festa de São João, com a queima de sua grande fogueira. Agora, encontro de Folias de Reis poderá ganhar mesma importância

O grupo que faz parte da Folia de Reis é constituído por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três reis magos, os Marungos, os alfeires e os foliões

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Folia de Reis é uma festa de tradição popular católica, é uma celebração de origem espanhola e portuguesa, muito comum em alguns estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.

A Festa de Santos Reis é realizada entre os dias 24 de dezembro a 6 de janeiro, é uma festa alusiva a visita dos reis magos ao menino Jesus, que foram guiados por uma estrela até a manjedoura.

Em algumas localidades são realizados encontros de Embaixadas de Reis, um evento que engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios, instrumentos musicais improvisados e comidas típicas.

Diversas cidades promovem estes encontros, como Santa Cruz de Minas, Aiuruoca, Poços de Caldas, Sacramento e outras. Estes encontros são realizados normalmente nos meses de dezembro e janeiro.

Uma das cidades que tem tradição na realização de festas que envolvem cultura popular e religião é Ingaí, conhecida pela realização de sua fogueira do Dia de São João, data em que a cidade é invadida por turistas de todas as regiões e Minas e até de outros estados.

Mas Ingaí este ano realizou também uma grande festa que certamente vai fazer parte de seu calendário de eventos a partir dos próximos anos e se tornará, como a festa de São João, muito procurada por turistas. O evento que movimentou Ingaí neste último domingo, dia 29, foi o 1º Encontro de Folia de Reis daquela cidade, promovido pela Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Participaram do primeiro evento, 14 Embaixadas de Reis de vários municípios da região que se apresentaram levando muita história, cultura e tradição em cada melodia, figurino e em cada verso recitado.

De acordo com o folclore bíblico, após o nascimento de Jesus Cristo, o Menino Salvador recebeu a visita de Três Reis Magos chamados de Gaspar, Belchior (ou Melchior) e Baltazar que lhes trouxeram presentes como Ouro, Incenso e Mirra. A simbologia está presente nas Folias de Reis, elas são riquíssimas em elementos culturais, na beleza dos versos das músicas entoadas nas apresentações, muitas delas se tornaram conhecidas nas vozes de Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Almir Sater, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e, muitos outros.

O 1º Encontro de Folia de Reis de Ingaí se tornou possível graças aos muitos colaboradores anônimos, que prepararam o lanche e o almoço, que são tradicionais nas apresentações das Embaixadas de Reis, também aqueles que trabalharam na organização geral do evento.

Espera-se que outros encontros de Folias de Reis sejam realizados em Ingaí a partir deste primeiro, que foi um sucesso. Que os encontros de Folias de Reis tornem tradição naquela cidade como é o da tradicional Fogueira de Ingaí.
 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras