Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 31/01/2023 09:15 - Atualizada em: 31/01/2023 12:56
Luciana Haddad é a primeira mulher lavrense no comando de uma aeronave de linha aérea comercial
Luciana Moreira Dabien Haddad assumiu o comando de uma aeronave C208B Caravan, a comandante Luciana é filha de Faissal Haddad, da Copasa

Luciana foi aluna do Instituto Presbiteriano Gammon e da Escola de Pilotagem do Aeroclube de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Muitas pessoas já sonharam algum dia em ser um piloto de avião ou uma comissária de bordo. Pilotar uma aeronave demanda tempo, estudo e muito investimento, mas a carreira pode começar em Lavras, pois a cidade tem uma das melhores escolas de pilotagem de Minas Gerais, tanto pelos aviões em que são ministradas as aulas quanto pela qualidade de seus instrutores. A escola tem também um simulador de voo, através do qual o aluno pode aprender a manusear todos os equipamentos de uma aeronave em situações diversas.

Lavras tem uma história forte ligada à aviação. O atual assessor de imprensa da Esquadrilha da Fumaça é lavrense, é o tenente Marcus Vinicius Costa Lemos. Tem também lavrenses que se destacam na Aeronáutica, como o major aviador Guilherme dos Santos Araújo, que no dia 4 de outubro de 2018, desceu em Lavras pilotando um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), um avião Embraer ERJ-145, prefixo FAB 2550, que tinha como passageiro o então ministro da Educação Rossieli Soares, que veio fazer uma visita a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Outro lavrense que também se destacou na aviação e assumiu cargo de chefia na Força Aérea Brasileira (FAB), é o tenente coronel aviador Leandro Laudelino Natal, ele assumiu, no dia 15 de janeiro de 2021, o comando de Esquadrão da Força Aérea em Manaus, o comando do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação - 1/9 GAV, sediado na Base Aérea de Manaus. O tenente coronel aviador Laudelino é natural de Lavras e aqui residiu até os 17 anos, quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena.

O comando do Esquadrão da Força Aérea em Manaus, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação, hoje tem novo comandante, é o tenente coronel Guilherme dos Santos Araújo, natural de Lavras, ele assumiu o comando do Esquadrão da Força Aérea em Manaus desde 13 de janeiro deste ano.

Outros lavrenses na Força Aérea e que destacamos são: tenente-coronel aviador Marco Aurélio - instrutor na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP), tenente-coronel aviador Laudares - servindo no Instituto de Logística da Aeronáutica em São Paulo e tenente aviador Cássio - servindo no Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação em Campo Grande (MS). Na aviação comercial tem o jovem piloto Vinícius Pires, filho do comandante Walter Pires, do Aeroclube de Lavras, Vinícius é piloto da Gol Linhas Aéreas.

Um fato curioso: há mais de 18 anos, mora em Lavras o jornalista Diter Stein, que é filho do engenheiro aeronáutico Wilhelm Henrich Friedrich Stein, responsável pela instalação em Lagoa Santa, Minas Gerais, da primeira fábrica de aviões do Brasil. Foi em Lagoa Santa que foram construídos os aviões NA T6, que serviram a Esquadrilha da Fumaça até ser substituídos pelos Tucanos.

Agora a aviação tem um novo capítulo ligado a Lavras, trata-se da primeira mulher lavrense comandante de voo, é Luciana Moreira Dabien Haddad, ela é filha de Faissal Emílio Dabien Haddad, o Faissal da Copasa, com Maria Moreira. A comandante Luciana é neta do ex-deputado federal Emílio Haddad Filho (1938-2009). Lu, como é carinhosamente chamada pelos inúmeros amigos que tem em Lavras, entrou para a Azul Conecta em 2021, depois foi para a Azul Linhas Aéreas, onde foi copiloto e, agora, foi promovida a comandante de uma aeronave C208B Caravan.

A comandante Luciana Moreira Dabien Haddad trabalha na Região Norte do Brasil, sua base fica em Manaus, Amazonas, ela faz voos regionais e interestaduais. Luciana foi aluna do Instituto Presbiterano Gammon, da Escola de Aviação do Aeroclube de Lavras, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), mas trancou a matrícula e foi estudar Ciências Aeronáuticas, em Belo Horizonte.

A lavrense Luciana entra para a história de Lavras como sendo a primeira mulher comandante de uma aeronave de uma linha aérea comercial. Assim que assumiu o posto, ela entrou em contato com seu amigo e historiador da aviação Valério Júlio, que foi o portador da boa notícia para os conterrâneos de Luciana.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

  

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras