Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 13/01/2023 13:43 - Atualizada em: 13/01/2023 18:01
Hoje é Sexta-feira 13: data ligada a várias superstições e tema recorrente na indústria cinematográfica
O dia que aterroriza os supersticiosos e que movimentou a indústria cinematográfica e provoca até doenças

A série Jason engordou a indústria cinematográfica e fortaleceu a superstição

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Este ano de 2023 tem duas sextas-feiras 13 no calendário. A primeira é hoje, dia 13 de janeiro. A segunda sexta-feira 13 será em outubro.

Para muitos é um dia comum, como os outros dias do ano, mas para os supersticiosos, sexta-feira 13 é um dia de muita preocupação, eles acreditam que é um dia perigo.

Passar debaixo de escadas, quebrar espelhos, quebrar, por acidente, imagens de santo neste dia e outras lendas, deixa muita gente em polvorosa com esta data. Eles acreditam em mau agouro e a coisa é tão séria que pode até desenvolver fobia.

Estas fobias têm nomes complicados, como triscaidecafobia, por exemplo, é o nome dado ao medo irracional e incomum ao número 13; já parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia são termos usados para o medo específico para esse dia.

O cinema deu luz a esta superstição, produzindo filmes que reforçam a superstição, como Sexta-feira 13 (1980), que aborda a história de homicídio num acampamento em Crystal Lake, onde ocorreram crimes assustadores.

Em Sexta-feira 13 parte II, produzido em 1981 graças ao sucesso do primeiro filme da série, é contado a história de Jason: apesar dos avisos, as pessoas não levam a sério a história que Jason, um menino que se afogou num lago num acampamento. A mãe, para vingar a morte de Jason, mata um grupo de pessoas que estava no acampamento que Jason também estava.

Em Sexta-feira 13 parte III, um grupo de adolescentes chega ao acampamento Crystal Lake. Apesar de uma briga com uma gangue de motoqueiros locais, eles passam uma semana agradável, até Jason iniciar a matança.

Sexta-feira 13: o Capítulo Final, produzido em 1984, conta a história da morte de Jason, que teve o corpo levado para um necrotério e lá ele ressuscita e dá início a mais uma interminável sequência de matança de forma cruel enquanto prossegue na busca pelo caminho de casa, no acampamento Crystal Lake.

A série de filmes Sexta-feira 13 fez tanto sucesso e promoveu uma grande arrecadação para a indústria cinematográfica, que em 1985 foi lançado o filme Sexta-feira 13: Um Novo Começo, que contava a história de Tommy Jarvis, o homem que havia acabado com Jason no filme anterior. Ele acabou num hospital psiquiátrico, onde tem pesadelos com Jason e começa a mantar pacientes no hospital e descobre que Jason havia voltado em seu corpo.

Depois deste, Jason ressuscitou nas telas mais cinco vezes: Sexta-feira 13 Parte VI: Jason Lives (1986); Sexta-feira 13 parte VII: O Novo Sangue (1988); Sexta-feira 13 parte VIII: Jason Takes Manhattan (1989); Jason vai para o inferno: A sexta-feira final (1993) e finalmente o última da série: Jason X, produzido em 2002.

O fato é que se o Jason assustou muita gente, paralelamente ele encheu os bolsos da indústria cinematográfica e alimentou o pânico das pessoas que temem as sextas-feiras 13, como hoje.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras