Sul de Minas está na área de risco, segundo alerta do Inmet e Defesa Civil de Minas Gerais
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgaram alerta de chuvas de grande intensidade nos próximos dias, o Inmet já emitiu três alertas de chuvas fortes válidos até amanhã, quinta-feira, dia 5, para todos os municípios mineiros.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, hoje, quarta-feira, dia 4, "será mais um dia de instabilidades em Minas Gerais. Pancadas de chuva, por vezes fortes, são esperadas em praticamente todo o estado, ainda como consequência da combinação entre aquecimento diurno e disponibilidade de umidade", informou o órgão.
A partir de amanhã, as chuvas vão intensificar devido a um canal de umidade entre a Amazônia e as Regiões Centro Oeste e Sudeste, é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vai trazer muita chuva forte para Minas Gerais.
Em Minas Gerais, 14 pessoas perderam a vida devido às inundações, deslizamentos e outras tragédias provocadas pelas chuvas deste novembro até hoje. Além dos óbitos, mais de 1,6 mil mineiros estão desabrigados e não podem voltar para casa. Ainda tem 7.463 desalojados, pessoas que deixaram momentaneamente o local onde vivem e 124 municípios em situação de emergência em Minas Gerais.
Segundo o Inmet, dos 853 municípios mineiros, 470, incluindo a capital mineira, poderá ter chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia e ventos intensos (60 a 100 km/h).
Além da capital, as regiões afetadas são o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Central Mineira, o Oeste de Minas, o Sul de Minas, o Sudoeste de Minas, o Campo das Vertentes, a Zona da Mata, a Metropolitana de Belo Horizonte, o Noroeste de Minas, o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha.
Estão sob risco potencial de chuva, com até 50 milímetros por dia, as regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, o Noroeste de Minas e a Central Mineira.