Os equipamentos serão utilizados pelos policiais que estarão de serviço nas ruas. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Por uma questão de segurança e transparência tanto para o policial militar quanto para o cidadão, a Polícia Militar de Minas Gerais vai começar a utilizar as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) presas às fardas dos policiais nos próximos dias.
O anúncio foi feito pelo próprio secretário Mateus Simões de Almeida, Secretário-Geral, durante a realização da segunda edição da Feira de Inovação Tecnológica, na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira.
Segundo Simões, são mais de mil equipamentos que foram adquiridos e que já foram entregues à instituição no mês passado. Ainda de acordo com Simões, as câmeras começarão a ser implantas até o dia 8 de dezembro.
Desta forma, mais de 4 mil policiais de todas as regiões do estado farão uso da tecnologia, em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado-Maior da PMMG.
Foram investidos R$ 2,4 milhões na aquisição dos equipamentos, ao todo foram 1.040 câmeras, mais 65 equipamentos que serão utilizados para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos, e ainda foram adquiridas 1.040 pistolas de impulso elétrico PEIEs), conhecidas como teaser, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.
O custo da compra desses equipamentos foi arcado pelo Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp), que no ano passado destinou R$ 4,2 milhões para os materiais. Uma fatia do acordo judicial firmado pela Vale como reparação pelos danos em Brumadinho também será usada para a compra de outras câmeras, docas, teaser e cartuchos para a arma elétrica.
A Sexta Região de Polícia Militar, com sede em Lavras, receberá os equipamentos com acesso a internet capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
|
|