Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Artigo /


Publicada em: 14/11/2022 17:30 - Atualizada em: 14/11/2022 23:05
ARTIGO DE OPINIÃO: Caminhando às cegas
Lavras foi uma das cidades referência no acompanhamento da pandemia da Covid-19 no ano 2020

ilustração da Subvariante da Ômicron, BQ.1

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
.

Através de uma parceria iniciada na gestão do ex-prefeito José Cherem, juntamente com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e o então reitor a época José Roberto Scolforo diversas medidas fundamentais foram implementadas como: criação do comitê misto enfrentamento da pandemia da Covid-19, presidido pela professora e doutora Joziana Muniz de Paiva Barçante,  como a montagem equipagem do LabCovid,  hospital de campanha na UPA 24 horas e etc.

Posteriormente Lavras,  através dos pesquisadores do Nupe/Ufla identificaram a presença das variantes Delta e Omicron precocemente, proporcionando ao sistema de saúde municipal, regional e estadual que se preparasse para a proteção das pessoas.

Inúmeras vezes os pesquisadores Victor Satler Pyrlo, Joziana Barçante e o médico José Cherem, que compõe o grupo de pesquisadores do Nupeb/Ufla reforçaram a importância da Vigilância Genômica, que identifica as variantes circulantes e seu potencial de agravo à saúde das pessoas, trabalho esse reconhecido nacionalmente em diversos momentos.

Devido a vaidades pessoais e claramente falta de interesse público que devem pautar as decisões dos gestores públicos, o convênio entre a Prefeitura Municipal de Lavras, na gestão da atual Chefe do Executivo, e a Ufla foi desfeito.

Nesse momento em que os casos de Covid-19 e suas internações aumentam em todo país,  e também na  nossa cidade, inclusive em crianças e infelizmente com internações em UTIs neo-natais, caminhamos às cegas.

Faz-se fundamental que os agentes públicos se vistam de responsabilidade e humildade e imediatamente retomem a vigilância genômica em nosso município, contatem os pesquisadores do grupo Nupeb/Ufla  e retomem as ações de vigilância, que em nenhum momento deveriam ter sido interrompidas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras