Imagem ilustrativa de um temporal que caiu em 2019 na cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O verão começa no dia 21 de dezembro, faltam 39 dias para a chegada da estação da temporada das chuvas e os riscos de alagamentos provocados por grandes temporais já estão preocupando as autoridades e principalmente a Defesa Civil.
Hoje, sábado, dia 12, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta preocupante, ele se refere a alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios e ribeirões em 183 municípios mineiros neste feriado prolongado do Dia da Proclamação da República.
O órgão federal prevê para esses municípios temporais com 30 a 60 milímetros de chuva por hora. É possível que algumas cidades, ao longo do sábado, registrem de 50 a 100 milímetros de precipitação.
Entre as áreas de abrangência do alerta estão: parte da região Central, inclusive a Sul de Minas, Campo das Vertentes, região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sudoeste e Oeste mineiro.
Segundo o Inmet, o tempo ficará instável em praticamente todo o Estado durante o feriado prolongado da Proclamação da República, comemorado na terça-feira, dia 15.
De acordo com o Inmet estão previstas pancadas de chuva típicas da primavera à tarde e à noite.
Demandam mais atenção, segundo o Inmet, as seguintes regiões: Sul de Minas, Campo das Vertentes, Sudeste, Zona da Mata, Noroeste, Oeste e Região Central do Estado.
Municípios em alerta para deslizamentos e alagamentos são 183, entre eles, Lavras, Ingaí, Itumirim, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, São Tiago, São Bento Abade, São Thomé das Letras São Thomé das Letras, Luminárias, Nazareno, Itutinga, São João del-Rei, Tiradentes, Carrancas, Baependi, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas , Madre de Deus, Ibituruna, Cruzília, Três Corações entre outros.
|
|