O Grupo Oncominas inicia a Campanha de conscientização Outubro Rosa 2022, que tem como tema "A voz que vem do peito".
Nosso objetivo é conscientizar você por meio de depoimentos reais. Acesse nossas redes sociais depoimentos reais de pessoas que já passaram pela doença.
A seguir, conheça as principais informações para se prevenir.
O que é?
O câncer é definido por um crescimento desordenado de células. Ele atinge, na maioria das vezes, as mulheres, embora 1% dos cânceres de mama possam ser diagnosticados em homens. Existem variações da doença, algumas mais invasivas e outras com avanço mais rápido. Por isso, a conscientização e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de cuidado.
Quais os principais fatores de risco?
- Histórico familiar;
- Idade: mulheres entre 40 a 69 anos possuem maior propensão de desenvolver câncer de mama. A partir dos 50 anos, o risco aumenta de forma gradativa;
- Obesidade;
- Reposição hormonal: a ingestão de hormônios, especialmente estrogênio e progesterona, também aumenta as chances de desenvolvimento da doença;
- Menstruação precoce e menopausa tardia.
Tem como prevenir?
A adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável, pode reduzir o risco de desenvolver não só o câncer de mama, como muitas outras doenças. Alinhado a essa prática de vida saudável, reforçamos a importância do diagnóstico precoce e da realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico. E o autoexame é um grande aliado para salvar vidas.
Tumores diagnosticados em estágios iniciais, podem ter mais de 90% chances de cura. Enquanto em tumores avançados, pode ser até menor que 30%.
Como fazer o autoexame?
1. Observar com os braços caídos
2. Observar com os braços levantados
3. Observar com as mãos na cintura
4. Posição para fazer o autoexame
5. Movimentos do autoexame
Como é o tratamento?
Os tratamentos devem ser individualizados e de acordo com a necessidade. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, dependendo do quadro clínico que apresentam, são os tratamentos mais indicados. É importante que você e seu médico decidam juntos o melhor a fazer em cada situação. Quanto antes iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.
Fonte: sbmastologia.com.br
A Unidade de Lavras utiliza o Sistema Capelli Método moderno para se evitar a queda de cabelo.
Saiba mais, acesse:
https://sistemacapelli.com.br/
|
|