Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 27/09/2022 16:13 - Atualizada em: 28/09/2022 13:43
Jornal de Lavras entrevista Letícia Silva Ferreira, diretora do Colégio de Aplicação
Os colégios de aplicação são considerados ilhas de excelência em ensino no país

Letícia Silva Ferreira, diretora do Colégio de Aplicação de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Jornal de Lavras noticiou ontem a grande conquista da cidade, o Colégio de Aplicação, uma escola de altíssimo padrão educacional e que é mantida e gerida por uma instituição de ensino superior, em Lavras, no caso, a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A reportagem conversou com a professora Letícia Silva Ferreira, diretora do Colégio de Aplicação. Ela explicou que os colégios de aplicação são escolas de Educação Básica administradas por universidades públicas. Esses colégios também possibilitam o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, a experimentação de práticas pedagógicas inovadoras e a proposição de novos currículos e de estratégias de ensino. Além disso, esses espaços se caracterizam como campo de estágio para alunos dos cursos de graduação, de modo especial, de cursos de licenciatura, com destaque para o Curso de Pedagogia.

Segundo ela, o processo de instalação do Colégio de Aplicação de Lavras representa um ganho para Lavras, segundo explicou ontem, o Núcleo da Educação da Infância (NEDI), vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH), da Universidade Federal de Lavras, foi transformado em Colégio de Aplicação.

Ainda de acordo com a diretora Letícia, com a publicação da nova Portaria pelo MEC, serão 24 Colégios de Aplicação vinculados a universidades federais, entre elas, a Universidade Federal de Lavras. "A transformação do Nedi em Colégio de Aplicação representa um ganho substancial para a Ufla e para a comunidade de Lavras, uma vez que além da destinação de verbas públicas para a manutenção das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, haverá mais possiblidades - a longo prazo - de ampliação das atividades a serem desenvolvidas. Além disso, essa transformação habilitará o Nedi para participar de projetos financiados e de incentivos governamentais, estimulando ainda mais a produção e a circulação de conhecimentos disse ela.

A transformação do Nedi em um Colégio de Aplicação representa um ganho não apenas para a Ufla, mas para a cidade de Lavras, uma vez que um investimento em educação é sempre um avanço para a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo a professora e diretora Letícia, no atual cenário, a Ufla mantém seu compromisso com a oferta de uma educação pública e de qualidade para a Educação Infantil nos segmentos creche (apenas crianças de 3 anos) e no segmento pré-escola (crianças de 4 e 5 anos), estando a ampliação para as demais etapas de ensino condicionadas à reorganização da estrutura física e à liberação de vagas docentes e de pessoal técnico-administrativo, questões que dependem de investimentos por parte do Ministério da Educação, concluiu.


Estrutura física do Nedi, agora Colégio de Aplicação

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras