Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/09/2022 10:10 - Atualizada em: 22/09/2022 15:14
Casal dá exemplo de cidadania em Lavras e transforma "lixão" em praça e playground
Sem nenhuma ajuda do poder público e sem nenhum interesse político, José Rogério e Lili dão exemplo de cidadania

Lili e José Rogério. Fotos: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Um casal que mora no alto do bairro Cohab, na rua Paulo Costa Pereira, se sentiu incomodado vendo as crianças brincando na rua, correndo risco de serem atropeladas. Da janela da casa do casal, José Rogério Neto e Joana D'Arc, conhecida como Lili, podiam ver também, do outro lado da rua, um terreno que estava sendo usado irregularmente como depósito de lixo e de despejo de entulhos.

O casal resolveu limpar o terreno, depois que apareceu naquele lugar uma cobra cascavel e, ao mesmo tempo, fazer algo para tirar as crianças da ruaOs dois tiveram a ideia de fazer do terreno, uma pequena praça e uma área de lazer para as crianças, como eles já tinham feito no arraial de Paraíso da Piedade, município da cidade de Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes, onde eles moravam antes de  estabelecerem em Lavras (veja vídeo abaixo).

A partir daí, começaram a fazer a limpeza do terreno. Os dois tiravam o lixo e entulho do local, mas no dia seguinte apareciam mais lixo e restos de construção. Eles foram persistindo na empreitada até vencerem, pelo cansaço, aqueles que desrespeitam o meio ambiente.

Depois do terreno limpo, começaram a fazer bancos e mesas para que as pessoas pudessem passar a tarde ou os finais de semana conversando, jogando baralho, dominó e outros.

O casal conseguiu também reunir dezenas de pneus que estavam jogados em locais impróprios e os transformaram em mesas e bancos. Com outros pneus, fizeram floreiras e proteção para pequenos arbustos que eles plantaram para dar um toque aconchegante ao ambiente, transformando o lixão em praça.

Os dois plantaram ipês, frutíferas como pitangueiras e outras, eles cuidam e diariamente e jogam água para que as plantas não morram com a falta de chuva. "Quando começar a chover isso aqui vai ficar bonito, cheio de verde", falou orgulhosa do trabalho Joana D'Arc, a Lili, companheira de José Rogério.

Os dois também nivelaram uma parte do terreno e a transformou num pequeno campo de futebol, além de construir um playground infantil usando pneus, cordas e madeiras reaproveitadas de construção.

Tudo muito simples, construíram de acordo com suas posses, visto que não receberam e nem recebem nenhuma ajuda do poder público. Questionados se algum político esteve no local e procurou saber quem havia transformado o lixão numa pracinha e numa área de lazer para as crianças do bairro, eles disseram que não, que ninguém os procurou nem mesmo por curiosidade.

A pracinha e a área de lazer para as crianças foram inauguradas no início deste mês de setembro. O casal recepcionou as crianças no dia da inauguração distribuindo refrigerantes e pipoca: "distribuímos o que estava no nosso alcance, se tivéssemos mais condições, seria uma festa melhor", disse José Rogério.

Eles disseram que pretendem melhorar a estrutura: "queremos comprar uma bola de futebol para as crianças, redes para as traves do campinho, instalar uma lixeira no local e fazer outras benfeitorias". Diante do entusiasmo do casal, perguntamos se poderiamos colocar isso na matéria e pedir que as pessoas que se sensibilizarem com a iniciativa deles, pudessem doar estes itens, e eles concordaram e demonstraram muita alegria com a possibilidade da ajuda de terceiros.

Sobre a lixeira, José Rogério disse que o local é muito frequentado por moradores de Lavras que param carros durante o dia e também à noite para fotografar a cidade, pois a vista é muito bonita. "Uma lixeira aqui seria importante para manter o local sempre limpo", disse.

Ele a Lili demonstraram que se sentem constrangidos com a frequência de pessoas no local para fotografar a cidade, porque o entorno ainda é muito sujo. É uma área próxima ao anel viário e onde está sendo construída a nova alça da avenida e, neste local, pessoas com pensamento contrário depositam muito lixo às margens da rodovia.

O casal pretende estender a limpeza da área, mas encontra dificuldades para transportar os entulhos e nem consegue, por conta própria, local apropriado para o descarte.

O casal, sem nenhum interesse político, exerce a cidadania numa região pouco assistida pelo poder público. Veja fotos de como está o local hoje:

 

Veja neste vídeo, o trabalho que foi feito pelo casal no arraial de Paraíso da Piedade, município da cidade de Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes, onde eles moravam antes de  estabelecerem em Lavras:

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras