Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 05/09/2022 15:04 - Atualizada em: 05/09/2022 21:20
Em outubro, a escola Estadual Dora Matarazzo completará 50 anos
As comemorações do cinquentenário de uma das mais tradicionais instituições de ensino da região começam no dia 7 de setembro

Imagem do portão de entrada da Escola Estadual Dora Matarazzo, extraída do Google

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O dia 7 de setembro é uma data especial para os brasileiros, o que vamos comemorar nesta quarta-feira é ainda mais especial, pois estaremos comemorando os 200 anos da Independência do Brasil. Mas para os lavrenses, esta data tem algo mais a ser celebrado, é o início das comemorações dos 50 anos de fundação da Escola Estadual Dora Matarazzo, o Polivalente.

Sua história começou no dia 11 de fevereiro de 1971, quando o comendador Pedro Paulo Matarazzo, acompanhado de várias autoridades, assinou a escritura de doação de um terreno com 21 mil metros quadrados para a construção do Ginásio Polivalente, que mais tarde recebeu o nome de sua esposa: Dora Matarazzo.
Pouco mais de um ano depois, no dia 7 de outubro de 1972, o governador Rondon Pacheco e o prefeito Leonardo Venerando inauguraram o então Ginásio Polivalente, começava aí uma trajetória de sucesso daquele educandário. 
Em maio de 1973, no dia 23, passa a denominar-se Escola Estadual Polivalente "Dora Matarazzo", o Ginásio Polivalente de Lavras.

No dia 28 de junho de 1974, a Escola Estadual Dora Matarazzo forma sua primeira turma de alunos, foram 16 alunos e alunas, os primeiros a receberem o certificado de conclusão do curso ginasial foram: Almir Silva, Antônio Fernandes da Silva, Carlos Henrique Viana da Silva, Daniel Manoel Martins Gomes, Dimas Claret R. Maia, Fátima Maria de Mello, João Batista Alvarenga, José Carlos D. Gonçalves, José Maria M. dos Santos, Luiz Antônio Alvarenga, Luiz Carlos Assunção, Maura Aparecida da Costa, Ricardo Castilho Senna, Rosani Arruda de Souza, Sérgio Wagner de Lima e Zuleica Teresinha de Souza.

Por aquela instituição de ensino, neste meio século de história, passaram milhares de alunos que se prepararam para os mais diversos cursos superiores e se espalharam por todo o país. Aquela escola também fez história no esporte, a equipe de futsal feminino, em 2018, foi campeã da etapa microrregional dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG). O esporte individual também fez história com atletas do Dora Matarazzo, em 2015, no atletismo em Uberaba, na disputa da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Minas Gerais, a Escola Estadual Dora Matarazzo conquistou o feminino no Módulo 3.

Sob o comando do professor Wladimr Luz Andrade, em 2016, a equipe de futsal do Dora Matarazzo conquistou o hexacampeonato de futsal dos Jogos Escolares de Lavras.

Também em 2016 a estudante Kathelyn Naiara, em João Pessoa, na Paraíba, na prova de salto triplo sagrou-se campeã brasileira juvenil, ela representava Minas Gerais, Lavras e a escola Dora Matarazzo na competição de Atletismo da Etapa Nacional dos Jogos Escolares, sob a supervisão do saudoso professor Fernando de Oliveira. Em 2014, a equipe de futsal do Dora Matarazzo foi campeã, sob a coordenação do professor Wladimr Luz Andrade, dos Jogos Escolares de Lavras.

Hoje a Escola Estadual Dora Matarazzo é dirigida pela professora Jacyara Duarte Teixeira e ela está encarregada de organizar a festa das comemorações dos 50 anos de sua fundação.

No dia 7, quarta-feira, os alunos participarão do desfile cívico da Independência do Brasil, eles vão desfilar com a cadência firme da Fanfarra Dora Matarazzo, considerada uma das melhores fanfarras da região.

No dia 6 de outubro, às 8h, para celebrar os 50 anos de fundação daquele educandário, será realizada uma partida de futsal entre os alunos e ex-alunos, o jogo será na sua quadra poliesportiva.

No dia 7 de outubro, às 9h, será servido o Café com História, haverá um plantio de árvore para marcar a data dos 50 anos, com a apresentação da Banda de Música do 8º Batalhão, nas dependências da escola.

No dia 21 de outubro, das 18h às 23h, será realizada uma grande festa de confraternização no espaço de festas Wladimir, em frente à Estação Costa Pinto. Para este evento foi disponibilizados um número limitado de convites que estão à venda por R$ 100.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras