Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 10/08/2022 12:42 - Atualizada em: 10/08/2022 17:43
Seminário Dehonista de Lavras está precisando de ajuda da comunidade - veja fotos
Aquela importante instituição de ensino religioso existe em Lavras há 79 anos

Seminário de Lavras. Imagem extraída do site do seminariodehonista.com

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Escola Apostólica Dehonista de Lavras, conhecida como Seminário, está precisando da ajuda dos lavrenses.

Aquela instituição de ensino religioso, importante para a formação de padres, está reconstruindo o muro divisório da propriedade com a avenida Silvio Menicucci.
A edificação é antiga, tem mais de 70 anos e já passou por uma prova de resistência em fevereiro de 1973, quando um forte temporal, seguido de uma tempestade de vento, provocou estragos em toda cidade, principalmente no campus da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (Ufla), campus do Gammon e Seminário Dehonista. Dezenas de árvores caíram sobre o muro do Seminário que resistiu e se permaneceu de pé.

Com o passar do tempo, foram aparecendo trincas, deformidades provocadas pela dilatação e com isso o muro foi se degradando. Um engenheiro civil fez uma vistoria e concluiu pela necessidade de demolição da velha estrutura e a construção de um novo muro.

O Seminário está reconstruindo o muro e está precisando da ajuda da comunidade, quem quiser contribuir para a reconstrução do muro poderá fazer sua doação através do PIX do Seminário Dehonista: 62.039.334/0022-50 (CNPJ).

Conheça um pouco da história do local onde hoje é o Seminário de Lavras:

O Seminário do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado em 17 de dezembro de 1943  às margens da ferrovia da Rede Mineira de Viação (RMV), na época aquela região era considerada zona rural. Partes das edificações já existiam e datavam de 1915, isso porque elas foram construídas naquele local para abrigar o Sanatório de Tuberculosos. O então sanatório foi construído fora do perímetro urbano, numa floresta, onde se julgava ter um ar mais puro para o tratamento da doença. A iniciativa da construção de tão importante obra na época, foi dos médicos Paulo Menicucci e Jorge Penna.

Antes da construção do Sanatório, existia naquele local uma chácara de propriedade do Dr. Francisco Salles, conhecido político lavrense de projeção nacional. O Dr. Francisco Salles mudou-se para a capital federal, na época o Rio de Janeiro, e cedeu graciosamente a chácara para os imigrantes italianos recém-chegados a Lavras. Eles permaneceram naquele local produzindo frutas e verduras que eram comercializadas em Lavras. A medida que as famílias se estabilizavam, deixavam a chácara e se estabeleciam na cidade.

No Seminário de Lavras já passaram figuras que se tornaram conhecidas em todo o Brasil, como os padres Juarez de Castro e Fábio de Melo. A Escola Apostólica Dehonista de Lavras é de grande importância no país na formação de religiosos, tanto que foi reconhecida de utilidade pública federal em primeiro de setembro de 1970.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras