Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/07/2022 21:10 - Atualizada em: 20/07/2022 10:11
Ufla inicia atividades de capacitação de produtores da República Democrática do Congo
O projeto Vozes da África está presente em seis países, ele visa acabar com o êxodo rural

Solenidade de abertura contou com a presença dos africanos e professores da Ufla. Fotos e informações da Ascom/Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) recebeu ontem, segunda-feira, dia 18, uma delegação com 33 congoleses. Eles participaram da cerimônia de abertura do projeto de extensão Vozes da África, que promoverá atividades até o dia 6 de agosto, para o fortalecimento das capacidades técnicas e socioambientais de pequenos produtores agrícolas da República Democrática do Congo. 

O coordenador do projeto, professor titular aposentado e extensionista voluntário do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA/Ufla), Gilmar Tavares, destacou a importância do estabelecimento da relação bilateral e, principalmente, da questão da agroecologia e a produção de alimentos básicos e fundamentais para a população com escassez de alimentos. 

"Durante esse período, teremos uma programação intensa de tecnologias socioambientais sustentáveis da agroecologia, em que vamos capacitar os congoleses, para que ao retornarem ao país de origem, possam capacitar os seus conterrâneos, e assim, crescer a rede internacional de produtores de alimentos", explicou Gilmar. 
Nas palavras do diretor de Relações Internacionais da Ufla, professor Antônio Chalfun Junior, há desafios a serem cumpridos, mas a confiança que foi colocada ao vir ao Brasil é sinal de confiança no trabalho realizado. "O projeto Vozes da África vai além das fronteiras acadêmicas, em que temos a oportunidade de expandir o conhecimento, e também aprender com os participantes. Que assim como temos orgulho de ser Ufla, vocês também tenham orgulho da Universidade por todos os trabalhos que aqui desenvolverão", ressaltou. 

Além da delegação congolesa, participaram da cerimônia autoridades da Instituição e representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil. A equipe de recepção do município de Três Pontas realizou uma apresentação cultural. 

O projeto Vozes da África teve início em 2007, em parceria com a Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos. Em 2011, agregou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), com ações na República Democrática do Congo. Em 2016, o projeto foi expandido para Moçambique, em parceria com a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Atualmente, além da República Democrática do Congo e Moçambique, o projeto está em atividade em outros países, como Paquistão e Darfur. Também já beneficiou Myanmar e o Afeganistão. A proposta está de acordo com o projeto da ONU de evitar o êxodo rural e as consequentes tentativas de imigrações desordenadas de populações carentes para os países desenvolvidos. 

República Democrática do Congo

A República Democrática do Congo, também chamada de Congo Kinshasa para diferenciar do vizinho Congo (ou Congo-Brazzavile), é o terceiro maior país em extensão territorial do continente africano, limitando-se com o Sudão a Nordeste, República Centro-Africana ao Norte, Congo, a Nordeste e Oeste, com o enclave angolano de Cabinda a Oeste, Angola, a Sudeste, Zâmbia, ao Sul, Tanzânia, a Sudeste, Burundi, Ruanda e Uganda, a Leste, além de ser banhado pelo oceano Atlântico a Oeste.

A República Popular do Congo, antigo Zaire, ganhou sua independência da Bélgica no dia 30 de junho de 1960, quando adotou o novem de República do Congo e, em 1964, o país passou a se chamar República Democrática do Congo. O idioma oficial é o francês, mas a população fala também dialetos bantos. 

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras