Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 07/07/2022 16:40 - Atualizada em: 08/07/2022 11:18
Estudo da Unifal apontou redução da criminalidade no período das medidas restritivas em Lavras e mais 19 cidades
O estudo foi realizado em 20 cidades, entre elas, Lavras. As cidades foram divididas em dois grupos: menores e maiores

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) mostrou por que ocorreu uma queda significativa no registro de crimes violentos no Sul de Minas durante o período que foram tomadas medidas restritivas e de isolamento durante a pandemia da Covid-19, o estudo foi realizado em 20 cidades da região, divididas em dois grupos: cidades menores e cidades maiores.
O estudo foi realizado pelo pesquisador janael da Silva Alves, estudante de mestrado em Gestão Publica e Sociedade da Unifal. De acordo com o estudo, a propagação do vírus foi responsável por uma queda significativa das ocorrências de crimes violentos.

Em média a queda foi de 25,65%, as análises que contataram esta redução dos casos de violência tiveram como base três séries de dados de registros de crimes violentos, as informações foram obtidas através de sites governamentais abertos e de domínio público.
A primeira fase foi no período anterior ao início da pandemia, entre janeiro e dezembro de 2018; a segunda considera o período até o início da pandemia, em março de 2020 até o início do período do relaxamento das medidas restritivas, e a terceira fase, durante o período quando se foi decretado o estado de emergência em Minas Gerais, a decretação da onda roxa, entre março de 2020 a 31 de julho de 2021.

Neste período 20 municípios foram analisados e divididos e agrupados em pequenas é médias cidades da região, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dez pequenas foram selecionadas, foram cidades com até 50 mil habitantes.

Neste grupo foram incluídas as cidades de Coqueiral, Santana da Vargem, Campo do Meio, Campos Gerais, Elói Mendes, São Bento Abade, Campanha, Cristina e Monsenhor Paulo.

Já o grupo das 10 cidades médias é formado por municípios do Sul de Minas que possuem população entre 50 mil e 200 mil habitantes, onde se concentram as atividades industriais e de turismo, são elas: Lavras, Campo Belo, Três Corações, Varginha, Guaxupé, Alfenas, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre.

Entre menores cidades, Coqueiral, São Bento Abade e Cristina apresentaram a maior redução nas taxas de criminalidade violenta com 39,9%, seguidas por Careaçu com 33,3% e Campanha com 26,3%.

No grupo das cidades maiores, a redução neste período de isolamento social, os municípios de Campo Belo, Guaxupé, Alfenas, Itajubá e Poços de Caldas, a redução foi de 40,1% na média diária de crimes violentos. Os índices de criminalidade violenta no mesmo período em Lavras, Pouso Alegre, Três Corações, Varginha e Passos tiveram uma redução média de 37,28%.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras