Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/06/2022 15:06 - Atualizada em: 22/06/2022 18:54
Prefeitura de Lavras faz distribuição de absorventes
Desde 2014, a ONU considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Lançamento do projeto que visa acabar com a pobreza menstrual na rede pública de ensino municipal foi hoje, na escola Paulo Menicucci. Foto: Ascom/PML

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Uma lei do Executivo Municipal, que prevê e garante a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade, cumpriu na manhã de hoje, a primeira cerimônia de entrega dos absorventes na escola municipal Paulo Menicucci.

A escola foi escolhida para ser a primeira como forma de homenagear um grupo de alunas que havia criado uma caixa para disponibilizar alguns absorventes para as colegas que não tinham condições de comprar.

O projeto das meninas, que recebeu o nome de Meninas de Vermelho, foi encampado pela administração municipal, que através de um projeto de lei denominado "Lavras por Elas", garante a distribuição dos absorventes.

Cerca de 340 alunas adolescentes serão beneficiadas com o projeto, elas vão receber mensalmente os absorventes.

Hoje, durante a solenidade de implantação do projeto, as alunas tiveram a oportunidade de ouvir informações importantes sobre a prevenção de HPV, sigla em inglês para (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas que podem evoluir para câncer. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

A palestra foi ministrada pela técnica de enfermagem do PSF 9, Carolina Michelle Nere de Abreu. O projeto Lavras por elas é uma conquista para combater a pobreza menstrual, que impede as adolescentes de frequentar aulas durante o período menstrual, com o projeto implantado em Lavras, as adolescentes terão acesso ao artefato higiênico e poderão exercer suas atividades escolares sem constrangimento.

Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Locomotiva, em conjunto com a marca de absorventes Alwys, apontou que 52% das mulheres no Brasil já sofreram com a pobreza menstrual e 35% afirmaram na pesquisa que a compra de itens de higiene pessoal pensa na renda familiar. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras