Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 16/06/2022 21:03 - Atualizada em: 17/06/2022 12:56
Tradição dos tapetes de Corpus Christi é retomada na região central de Lavras - veja fotos
Depois de 32 anos, as ruas centrais de Lavras voltam a ser decoradas para a passagem da procissão do Corpo de Cristo

Manifestação de fé na procissão de Corpus Christi. Fotos: Ricardo Silva

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A procissão de Corpus Christi na região central de Lavras volta a ter ruas decoradas com os tradicionais tapetes que ornamentam o centro das ruas por onde passa o Corpo de Cristo. A última vez que as ruas centrais da cidade foram decoradas foi em 1990, depois, um movimento iniciado por comerciantes e moradores da região, contrários a decoração de rua, que segundo eles sujavam o centro da cidade, a Matriz de Sant'Anna optou por não realizar mais a decoração, mas ela está de volta este ano e com uma novidade: a limpeza das ruas começou assim que terminou o cortejo.

A celebração de Corpus Christi foi instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV, segundo texto do Cardeal Orani João Tempest, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), publicado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo, a festa celebra, para os católicos, a presença de Jesus na Eucaristia, no pão e no cálice do vinho consagrado.

A tradição da celebração do Corpo de Cristo com procissão no Brasil é uma herança dos portugueses que aqui chegou com os colonizadores, que tinha um significado especial para a sociedade da época. A festa era comandada pelos representantes das Câmaras e as irmandades das igrejas, que aproveitavam a celebração religiosa para demarcar posições sociais e ostentar o poder.

Em Minas Gerais colonial, participavam da procissão apenas que tinha posses, sempre os mais abastados, já o povo ficava o papel contemplativo de admirar o espetáculo do cortejo solene pelas ruas, com o desfile de ricos ostensórios usados para exibir a hóstia sagrada, além de ornamentos e símbolos da eucaristia.

Já a tradição dos tapetes de Corpus Christi têm também origem portuguesa, para a igreja católica a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém. A tradição cristã conta que, na ocasião, as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras