Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 27/05/2022 13:45 - Atualizada em: 27/05/2022 17:04
Há 62 anos morria Otacílio Negrão de Lima, ex-prefeito de Belo Horizonte
Ele nasceu na então Vila de Nepomuceno, então município de Lavras, e foi um homem público de destaque

Ele foi prefeito de Belo Horizonte, deputado e Ministro do Trabalho do governo de Eurico Gaspar Dutra

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Há 62 anos, Lavras perdia um filho ilustre e o Brasil um grande homem público. No dia 27 de maio de 1960 morria em Belo Horizonte, aos 63 anos, o lavrense Otacílio Negrão de Lima. Filho de João Nepomuceno Licas de Lima e de Maria das Dores de Lima, ele nasceu em 8 de abril de 1897, na Vila de Nepomuceno, então município de Lavras, hoje cidade de Nepomuceno.

Otacílio fez seus estudos em Lavras e mais tarde transferiu-se para Belo Horizonte, tendo sido aluno de uma das primeiras turmas a se formar pela então Escola de Engenharia.

Casou-se com a também lavrense Jenny Silveira Lima, filha de Theodoro Silveira e Carmelina Silveira. O casal não teve filhos.

Otacílio Negrão de Lima foi integrante da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo participado ativamente da Revolução de 1930. Foi engenheiro da Prefeitura de Belo Horizonte e, aos 38 anos, prefeito da capital mineira de 1935 a 1938. Foi responsável pela construção de dois dos símbolos da capital mineira: a barragem da Pampulha (foto) e o Minas Tênis Clube.

Em 1946 foi convidado pelo general Eurico Gaspar Dutra para ocupar o Ministério do Trabalho. Foi deputado federal, estadual, voltou a ocupar a cadeira do executivo de Belo Horizonte de 1946 a 1951, foi empresário, fazendeiro, industrial e banqueiro. Criou o jornal "Diário de Minas" e fundou a "Cel. S/A de Engenharia da Força Pública de Minas Gerais".

Lagoa da Pampulha, construída pelo prefeito Otacílio Negrão de Lima, que ficou mais bela com as obras de Oscar Niemeyer, decoradas com pinturas de Cândido Portinari, além dos jardins de Roberto Burle Marx. A igrejinha, a Casa de Baile e todo o complexo da Pampulha são obras do então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que era casado com Sarah Luiza Lemos Kubitschek de Oliveira, que era prima primeira de Otacílio Negrão de Lima.

A neta de Juscelino e Sarah, Anna Christina Kubitschek Barbará A. Pereira, é casada com o lavrense Paulo Octávio Alves Pereira.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras