Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 21/05/2022 13:14 - Atualizada em: 21/05/2022 23:11
Prefeitura de Lavras emite nota sobre o parecer negativo do tratamento oncológico em Lavras
A decisão é mais política que técnica. Varginha quer continuar a concentrar o tratamento naquela cidade

Prefeitura de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Depois do descaso da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, que se recusaram a credenciar a Santa Casa de Lavras no Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento oncológico, as lideranças políticas da cidade se manifestaram através de nota e nas redes sociais.

É importante deixar claro que a ex-deputada Dâmina Pereira fez a parte dela, liberando recursos para que a Santa Casa de Lavras se estruturasse para poder solicitar o credenciamento do SUS para o tratamento oncológico. A direção da Santa Casa também fez a sua parte, cumpriu com o que havia sido proposto. A prefeita Jussara Menicucci e a secretária Municipal de Saúde Iara Menicucci Nogueira também fizeram o que cabiam a elas fazer. O ex-prefeito Carlos Alberto Pereira também fez o que estava ao seu alcance, inclusive fez contato com a microrregião de São Lourenço, que concordou em se unir a Lavras para que o tratamento fosse realizado na Santa Casa.

Porém, as forças políticas de Varginha impediram que a Santa Casa fosse credenciada junto ao SUS para que a realização do tratamento oncológico ficasse concentrado naquela cidade. Lembrando que ainda existe a possibilidade de reverter o quadro, mas isso depende agora da força política de Lavras, que o Poder Legislativo, até agora inerte, faça algo realmente de concreto nesta batalha do lado dos interesses da cidade e da região.        

Diante da negativa da Superintendência de Saúde em Varginha e da Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura de Lavras se manifestou através da Secretaria Municipal de Saúde, e a secretária Iara Menicucci Nogueira expediu uma nota sobre o indeferimento dos dois órgãos, cuja decisão é claramente política e não técnica. Confira abaixo a nota.

 

Nota de Esclarecimento

Em face do indeferimento da Secretaria de Estado da Saúde e Superintendência Regional de Saúde de Varginha, do pedido de credenciamento do serviço de Oncologia para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras, a Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer: 

Conforme Lei, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou toda a documentação apresentada pela Santa Casa de Misericórdia de Lavras para a habilitação do serviço em Oncologia à Superintendência Regional de Saúde de Varginha. 

A SRS VARGINHA encaminhou a documentação para a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para análise e aprovação. Caso seja aprovada, a solicitação é encaminhada ao Ministério da Saúde para credenciamento do serviço. 

Os Pareceres Técnicos datados em 17/05/2022, formulados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela SRS Varginha foram indeferidos, alegando que o serviço de Oncologia não poderia ser implantado, porque a macrorregião de Lavras não comporta o serviço e à ausência do quantitativo de leitos de UTI. 

Cumpre esclarecer que a Secretaria Municipal de Saúde reuniu todos os gestores pertencentes às microrregiões de Lavras e de São Lourenço para anuir com o pedido de credenciamento da Oncologia para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras, extraindo atas que foram enviadas juntamente com a documentação.

A Prefeitura Municipal de Lavras continuará a sua luta para conseguir o credenciamento SUS para a Santa Casa de Misericórdia de Lavras.

Iara Menicucci Nogueira

Secretária Municipal de Saúde

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras