Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 28/04/2022 17:09 - Atualizada em: 28/04/2022 21:13
Ufla é destaque no mundo no cumprimento de metas estabelecidas pela ONU
A Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 metas que devam ser cumpridas até 2030 e Ufla se destacou entre 1.406 universidades de 106 país

Ufla eleva o nome de Lavras em mais um ranking mundial. Foto do campus

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

Nas últimas décadas, o rápido crescimento econômico e o desenvolvimento da agricultura foram responsáveis pela redução pela metade da proporção de pessoas subnutridas no mundo. Entretanto, ainda há milhões de pessoas no mundo que ainda vivem sob o espectro da desnutrição crônica. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou dezessete metas para serem atingidas até 2030, são os 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que são: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Qualidade da educação, Igualdade de Gênero, Água potável e saneamento, Energia limpa e acessível, Emprego digno e crescimento econômico, Indústria, inovação e infraestrutura, Redução das desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Combate as alterações climáticas, Vida debaixo d'água, Vida sobre a terra, Paz, Justiça e Instituições fortes e, Parceiras em prol das metas.

As instituições de ensino de todo o mundo abraçaram as metas e 1.406 mil foram avaliadas pelo ranking The Impact Rankings e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), ficou, entre as avaliadas, na 66ª posição.

O ranking é a única classificação de desempenho global que avalia as universidades em relação às metas estabelecidas pela ONU, que compõem a Agenda 2030. A Instituição avançou 23 posições em relação a 2021. O resultado de 2022 do Ranking foi divulgado ontem, quarta-feira, dia 27.

Ações da Universidade que colaboram para a redução da fome e promoção da agricultura sustentável são aquelas focadas no combate à insegurança alimentar e à fome, no estímulo à alimentação sustentável e saudável, no compartilhamento de conhecimentos e no suporte aos produtores de alimentos. São reconhecidas as iniciativas da comunidade acadêmica que incluem assistência estudantil e comunitária, ensino, pesquisa e extensão.

Outro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em que a Ufla teve bom desempenho no contexto internacional foi "Água potável e saneamento", ocupando a faixa 101-200, com aumento de 20% na pontuação obtida para o indicador em relação ao ano anterior. Aqui são consideradas as ações de gestão das águas no campus, como o tratamento de água e esgoto, a oferta de água potável à comunidade, as práticas de reuso, além de iniciativas da comunidade acadêmica para ofertar oportunidades à comunidade externa de aprendizado sobre gestão e conservação das águas, estímulo ao uso consciente da água e cooperação com atores externos para a segurança das águas.
O reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou a satisfação proporcionada pela evolução da Ufla nesses dois dos indicadores. "Eles são importantes do ponto de vista social, especialmente nas ações de combate à insegurança alimentar, em uma época que experimentamos o aumento da pobreza e da fome no Brasil. Isso reforça a importância social da Ufla, para o país e para o seu entorno. Aliada a isso, a evolução nos indicadores ambientais, reforçam também a nossa tradição na preservação ambiental e responsabilidade em gerar tecnologia em produção de alimentos de maneira sustentável", avaliou Pedroso.

Para a coordenadora Acadêmica da Diretoria de Relações Internacionais, professora Cristiane Alves Pereira, é bem conhecida a importância de assuntos relacionados à sustentabilidade e a classificação no ranking dá indícios de que a comunidade da Ufla está contribuindo, em nível mundial, com ações que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. "Os ODSs foram propostos pela Organização das Nações Unidas, e pontuam diversas metas de sustentabilidade a serem cumpridas até o ano de 2030", explicou ela.

A Ufla participa desse ranking global de desenvolvimento sustentável pelo segundo ano consecutivo, sendo classificada em sete indicadores: ODS 1 Erradicação da pobreza, ODS 2 Fome Zero e agricultura sustentável, ODS 3 Saúde e bem-estar, ODS 4 Qualidade da educação, ODS 6 Água potável e saneamento, ODS 7 Energia limpa e acessível, ODS 17 Parcerias em prol das metas. Na classificação geral 2022, a Universidade está na faixa 601-800 no mundo.

O Impact Rankings é elaborado pela Times Higher Education, revista inglesa responsável pelo THE World University Ranking, um dos mais respeitados da área educacional. Nesta quarta edição, o ranking classificou 1.406 universidades de 106 países. Foram classificadas no ranking 48 instituições de ensino superior brasileiras, e 26 são instituições federais.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras