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Publicada em: 27/04/2022 12:48 - Atualizada em: 27/04/2022 16:04
Secretária Iara Menicucci faz esclarecimentos sobre reclamações de falta de médicos e demora no atendimento da UPA Lavras
Nas últimas semanas tem crescido as reclamações sobre o atendimento e a falta de médicos na UPA

Unidade de Pronto Atendimento - UPA Lavras

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A Unidade de Pronto Atendimento de Lavras (UPA Lavras) é referência em atendimento na região e faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Além de Lavras, a unidade atende mais nove cidades da microrregião e atende também a Concessionária Arteris Autopista Fernão Dias em casos de emergência em acidentes na BR-381.

Mas nas últimas semanas tem sido frequentes as reclamações referentes ao atendimento médico naquela unidade de saúde. Denúncias de falta de médicos e a demora no atendimento são as mais comuns e que povoam as redes sociais.

O Jornal de Lavras recebeu, nos últimos dias, dezenas de e-mails e mensagens de WhatsApp referentes a estes assuntos e, diante disso, nossa Reportagem procurou a secretária Municipal de Saúde Iara Menicucci Nogueira (foto abaixo) para questioná-la sobre o motivo de tudo isso.

Questionada sobre as reclamações do tempo de atendimento na UPA, a Secretária Iara Menicucci Nogueira disse: "a UPA oferece serviços de atendimento médico (especialidades e clínicos), raio X, tomografia, laboratório e possui alas para internações (masculina, feminina e pediátrica). Os atendimentos seguem a classificação do protocolo de Manchester, que avalia a gravidade do caso de cada paciente".

O Protocolo de Manchester foi implantado pela primeira vez em 1997 na cidade de Manchester, na Inglaterra, no Manchester Royal Infirmary, desde então ele é adotado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Através deste protocolo é que os profissionais de saúde fazem uma avaliação do quadro clínico do paciente. O objetivo é identificar o risco do quadro em questão, classificando cada paciente com uma cor que indica a gravidade do seu caso e a priorização do seu atendimento.

Iara explicou como funciona o protocolo de Manchester e, segundo ela, "o protocolo é definido por cores: vermelho (emergência); laranja (gravidade moderada); verde (pouco emergência) e azul (não urgente)". Ainda de acordo com a Secretária, "a classificação do atendimento é feita pela enfermeira no momento da triagem e, em seguida, o prontuário é encaminhado para o atendimento médico".

Esclarecida a questão do tempo no atendimento, questionamos sobre a suposta falta de médico denunciada nas redes e nas constantes reclamações que a imprensa recebe diariamente.

Sobre este assunto Iara explicou: "a UPA funciona 24 horas por dia e dispõe de quatro médicos, que permanecem na unidade das 7h às 19h; tem ainda um médico para atendimento de emergência e outro profissional para observação dos pacientes internados. Após às 19h ficam disponíveis três médicos para atendimento e um médico para urgência".

Perguntada se a administração municipal tem conhecimento destas reclamações, sobretudo nas últimas semanas, a secretária Iara Menicucci Nogueira disse:

"A Administração Municipal tem buscado melhorar o fluxo de atendimento, para tanto foi feita uma mudança interna, na qual uma enfermeira responsável faz o primeiro contato com paciente e avalia os sintomas".

Iara disse ainda: "além do atendimento, várias melhorias estão sendo realizadas no prédio da UPA. Foi instalado um tanque de oxigênio, o piso de toda a unidade está sendo trocado, a pediatria recebeu uma nova pintura, assim como toda a UPA, e também foram adquiridas novas camas hospitalares, um elevador e esta semana está sendo instalado um novo aparelho de raio X, que fará inclusive exames de coluna".
A secretária Municipal de Saúde Iara Menicucci Nogueira finaliza: "nós estamos trabalhando para garantir acesso a uma saúde digna, eficaz e de qualidade para toda população", disse.


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