Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 24/04/2022 11:47 - Atualizada em: 24/04/2022 17:55
Hospital Vaz Monteiro: novo implante de válvula aórtica em paciente de 87 anos com sucesso
O setor de cardiologia do HVM é destaque em Minas Gerias pelos tratamentos que são oferecidos em Lavras

Equipe de médicos do HVM que participou da intervenção: médicos Jamil Abdalla Saad, Márcio Sérgio Carvalho Silva, Dirceu Barbosa Dias Sobrinho, Marcos Cherem e Antônio Alceu dos Santos

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No dia 20, quarta-feira, a equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro (HVM), coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou pela sexta vez em um ano e com total sucesso, uma Troca Valvar Aórtica Percutânea por Cateter (TAVI) na cidade.

Nesse procedimento, a válvula cardíaca defeituosa, que não está funcionando bem, comprometendo a circulação do sangue a partir do coração, é substituída por uma prótese, sem necessidade de retirada da válvula natural, utilizando apenas punções por artérias femurais, não havendo qualquer abertura da cavidade torácica.

Além disso, na TAVI não há anestesia geral com intubação, ocorrendo apenas uma sedação, com o paciente acordando em seguida e já podendo alimentar-se, conversar e receber alta hospitalar poucas horas após o término da intervenção.

A paciente de 87 anos foi submetida à TAVI no dia 20 e já estava em sua residência no dia seguinte. Segundo o cardiologista Marcos Cherem, "não há comparação entre os riscos de uma cirurgia percutânea como essa e uma cirurgia tradicional, de peito aberto, onde as complicações e o tempo de recuperação são completamente diferentes, principalmente em idosos".

A equipe cirúrgica foi formada pelos médicos Antônio Alceu dos Santos (cardiologista), Marcos Cherem (cardiologista), Jamil Abdalla Saad (hemodinamicista), Dirceu Barbosa Dias Sobrinho (hemodinamicista), Cláudio Gelape e Gabriela Ruiz (cirurgiões cardiovasculares), Márcio Sérgio Carvalho Silva (anestesiologista), auxiliados pela equipe de enfermagem (Enfermeira Suellen Rodrigues, Técnicos Alexandre Gomes dos Santos, Raissa Garcia Gomes, Eidi Silva), com suporte das auxiliar administrativa Valdirene Rosária Carvalho Silva.

"A cada vez que tenho o prazer de atuar no Vaz Monteiro não deixo de me impressionar com a estrutura e profissionalismo de toda a equipe, o que tem proporcionado excelentes condições de resolução dos problemas e recuperação dos pacientes", afirmou o hemodinamicista Jamil Abdalla Saad.

Hoje o Vaz Monteiro é um dos poucos hospitais de Minas Gerais e o único de Lavras que oferece cotidianamente tratamento programado e de urgência em medicina cardiovascular, como cateterismos cardíacos e cerebrais, angioplastias cardíacas, cerebrais, renais e vasculares periféricas, arritmias cardíacas complexas, cardiopatias congênitas em crianças e adultos. "Já realizamos mais de 10.000 procedimentos, entre diagnósticos, tratamentos percutâneos e cirurgias abertas", destaca Antônio Alceu dos Santos.

A direção do Vaz Monteiro já realizou inúmeros pedidos para credenciamento desses tratamentos junto ao SUS, por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é atender sem distinção àqueles que necessitam, ainda sem sucesso.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras