Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/04/2022 18:39 - Atualizada em: 20/04/2022 08:48
Mais de 73 mil eleitores lavrenses estão aptos a votar em outubro
Eles vão escolher o presidente, o governador, um deputado federal, um estadual e senador

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Em 2 de outubro, cerca de 148 milhões de brasileiros comparecerão às urnas para o primeiro turno das eleições. Só em Minas, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 15,5 milhões de eleitores. Em Lavras, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 73.451 mil eleitores estão aptos a votar (os dados são de março).

Na eleição passada eram 72.492 eleitores em Lavras, um aumento de quase mil eleitores, lembrando que até 4 de maio este número deverá ser alterado, data em que termina a regularização com a Justiça Eleitoral.

Nas urnas, cada brasileiro com o título de eleitor terá cinco nomes para escolher: um presidente, um governador, um senador, um deputado federal e um deputado estadual.

Entre esses cargos, três (senador, deputado federal e deputado estadual) serão definidos no primeiro turno.

No caso de presidente e governador, se o candidato que liderar a eleição não tiver, no primeiro turno, mais da metade absoluta dos votos válidos (50% deles mais um voto), a disputa vai para o segundo turno, em 30 de outubro.

No sistema eleitoral brasileiro há duas formas de eleger um candidato, de acordo com o cargo: via eleição majoritária ou eleição proporcional.

O primeiro é simples. Na eleição majoritária, válida para presidente, governador e senador, o candidato que receber mais votos vence o pleito.

No caso da eleição proporcional, usada nos cargos de deputado federal e estadual, é feito um cálculo, chamado "quociente eleitoral". Essa conta divide o número de votos a candidatos e partidos pelo número de vagas em disputa. 

Esse sistema possibilita que um candidato que tenha muitos votos, por exemplo, "puxe" outros de seu partido ou federação. Por outro lado, o eleitor também pode optar por votar só no partido. 

"Se não tiver um candidato certo, mas confia na legenda, basta votar apenas no número do partido. (O eleitor) vai confiar que aquele partido vai trazer bons candidatos que o atendam", explica o cientista político e professor Adriano Cerqueira, do Ibmec e da Ufop.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras