Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 13/04/2022 16:29 - Atualizada em: 13/04/2022 19:31
Detentos de Lavras fabricam brinquedos para o Núcleo de Assistência à Família
Núcleo de Assistência à Família (NAF) de detentos oferece brinquedoteca para as crianças e estes brinquedos são fabricados em Lavras e mais duas cidades

Os brinquedos fabricados pelos detentos de Lavras, São Joaquim de Bicas e Contagem fazem a alegria das crianças em quatro Núcleos: Venda Nova, Betim, Belo Horizonte e São João del-Rei

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Enquanto uma mãe recebe atendimento no Núcleo de Assistência à Família (NAF) de Venda Nova, de Belo Horizonte, de São João del-Rei ou de Betim, seu filho pode se distrair na brinquedoteca, um espaço criado especialmente para esta situação, equipado com mobiliário infantil e brinquedos pedagógicos, feitos de madeira. 

Os objetos lúdicos, as pequenas estantes, cadeiras e mesas, presentes nas salas de atendimento psicossocial dos três Nafs mencionados, são confeccionados por detentos, em marcenarias montadas dentro do Presídio de São Joaquim de Bicas II, da Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria) e do Presídio de Lavras I.

A brinquedoteca é composta de materiais que trabalham a psicomotricidade das crianças, incluindo brinquedos com argolas, trenzinho, aviãozinho, jogos de encaixe, caminhão com peças para montar, miniestante para livros e mesas com cadeiras.

A diretora de Assistência à Família do Depen-MG, Poliana Vieira Albino, explica que a confecção dos brinquedos e pequenos móveis proporcionam não apenas o atendimento de uma demanda dos Nafs, mas busca a humanização dos próprios indivíduos privados de liberdade, com uma oferta de trabalho, e ao mesmo tempo como artesãos de itens infantis, em prol de suas famílias. "O objetivo principal do Projeto Brinquedoteca é ofertar um espaço lúdico às crianças, proporcionando um ambiente de convivência familiar, enquanto as mães ou responsáveis realizam as entrevistas com os profissionais da área psicossocial dos Nafs", detalha.

Os 25 Nafs existentes em todo o estado funcionam em Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), graças a um convênio firmado entre a Sejusp e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplaq).

A previsão para o ano de 2022 é reestruturar mais Nafs, a fim de padronizar todos os espaços, garantindo assim o compromisso social e a satisfação do familiar frente ao acolhimento institucional.

As principais demandas atendidas nos Nafs consistem no cadastro e credenciamento para visitação nas unidades prisionais; emissão de atestados carcerários, especialmente para fins de auxilio reclusão e reconhecimento de paternidade; intermediação de assinaturas em documentos junto à unidade prisional; solicitação de atestados de dias trabalhados/estudados, para fins de remissão de pena; solicitação de histórico escolar e certificado de conclusão de curso; e ainda a realização de visita virtual, para famílias que não possuem equipamentos tecnológicos.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras