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Publicada em: 07/04/2022 15:35 - Atualizada em: 07/04/2022 17:22
Copasa divulga nota de esclarecimento à população lavrense sobre eventuais problemas
Vídeos publicados nas redes sociais mostram a água da Copasa com tonalidade amarelada

Água suja supostamente distribuída pela Copasa, concessionária faz esclarecimento

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 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

São frequentes as reclamações nas redes sociais, bem como a publicação de vídeos que mostram uma água turva que está sendo distribuída supostamente pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A concessionária não desmente as publicações e a veracidade dos vídeos.

As ocorrências são pontuais, os registros estão ocorrendo em locais distintos e não em toda a cidade. A Copasa, através de um comunicado à população lavrense, atribui isso a realização das obras que estão sendo realizadas em Lavras e que tiveram início no dia 20 de março. Sempre quando é finalizada a obra pode ocorrer entrada de terra na rede, o que tem provocado a coloração da água em alguns pontos.

Ela também avisa que as obras de melhoria da rede de distribuição de água para Lavras, que iniciaram no dia 20 de março, se encerraram amanhã, sexta-feira, dia 8.

Confira abaixo a nota de esclarecimento à população de Lavras expedida pela Copasa e que procura esclarecer os problemas pontuais que estão sendo mostrados nas redes sociais:

 

Nota de esclarecimento aos lavrenses

Reiterando seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade aos moradores de Lavras, a Copasa deu início, em 20 de março, a uma série de ações de melhoria nas redes de distribuição de água da cidade. Essas ações estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de garantir que a água chegue aos clientes com regularidade e dentro dos padrões de qualidade exigidos. A previsão é que os trabalhos se encerrem nesta sexta-feira (08/04).

Durante esse período, para a realização dessas ações de melhoria, tem sido necessária a interrupção programada do abastecimento de água, por algumas horas e em determinados bairros, como vem sendo comunicado à população diariamente. No entanto, após a conclusão dos serviços e abertura dos registros para a retomada do abastecimento, episódios de alteração na coloração da água podem vir a ocorrer. Mesmo com todas as medidas operacionais adotadas, alguns imóveis chegam a ser atingidos, conforme relatado por moradores.

É importante ressaltar que isso não representa nenhum tipo de contaminação da água. A companhia segue atenta a todos os cuidados necessários, tanto no processo de captação, quanto no de tratamento e também na retomada do abastecimento após a realização de serviços de melhoria e manutenções.  Além de técnicos capacitados para a operação das estações de tratamento de água, a Copasa conta com uma rede laboratorial moderna – que inclui os laboratórios locais e regionais e o Laboratório Central, localizado em Belo Horizonte – que monitora, sob um rigoroso controle de qualidade, a água que é distribuída para a população. As análises são realizadas antes, durante e depois do processo de tratamento, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde.

O que a Copasa orienta aos clientes é que, ao perceberem qualquer alteração na água, que registrem a ocorrência, informando o endereço completo, nos canais de relacionamento da companhia. A partir do registro, os técnicos da companhia avaliarão os casos e tomarão todas as providências necessárias. Os clientes podem fazer isso a qualquer momento por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site clique (aqui) ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

A Copasa reforça mais uma vez que considera fundamental manter o diálogo com a população e, dessa forma, segue à disposição para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

www.copasa.com.br

 

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