Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 31/03/2022 17:42 - Atualizada em: 31/03/2022 20:44
Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira, dia 4
Mais de 8 milhões de mineiros estão entre os grupos prioritários a serem vacinados

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza será realizada, neste ano, entre 4/4 e 3/6. Em Minas Gerais, a estimativa é que 8.299.488 pessoas estejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação. A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

O Ministério da Saúde já divulgou o cronograma da campanha, que terá duas etapas, segundo a população prioritária para a vacinação. A primeira fase vai até 30/4 e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 2/5 a 3/6, as doses serão direcionadas ao público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

O dia D de mobilização nacional está marcado para 30/4. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, mesmo quem se imunizou contra Influenza em 2021 e faz parte dos grupos prioritários da campanha deste ano deve tomar a vacina novamente.

"A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A vacinação anual previne as formas graves da doença, reduzindo o impacto sobre o sistema de saúde, principalmente, neste momento de pandemia que estamos enfrentando. A meta é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários", afirma a coordenadora. A SES-MG já iniciou a distribuição do imunizante para as Unidades Regionais de Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021 foram aplicadas 4.541.451 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos). A cobertura foi de 79,2% desse público. 

Ocorrências em Minas Em 2021 foram notificados 362 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 47 óbitos. Em 2022, até o momento, são 341 casos notificados da doença e 56 óbitos. A SES-MG reforça que os dados são parciais e sujeitos à alteração.

De acordo com o cronograma da 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, no dia 4 até 30 de abril tem início a primeira etapa, quando serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Influenza terá início no dia 2 de maio e se estenderá até o dia 3 de junho, ela será para atender crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras