Diferente da informação da Prefeitura de Lavras, o Hospital Vaz Monteiro mantém atendimento a pacientes Covid pelo SUS
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Esta semana, duas notícias relacionadas a área da saúde divulgadas pela prefeitura deixaram apreensiva a população lavrense.
A primeira foi do desmonte do Hospital de Campanha na segunda-feira de carnaval, uma iniciativa que para a maioria da população foi precipitada.
A segunda notícia foi referente a desativação dos leitos Covid pelos dois hospitais de Lavras: Santa Casa e Vaz Monteiro. De acordo com a nota oficial da prefeitura, a Santa Casa e o Hospital Vaz Monteiro fariam internações de paciente Covid somente via convênio ou particulares.
Ontem, sexta-feira dia 4, à tarde, a direção do Hospital Vaz Monteiro (HVM) divulgou uma nota de esclarecimento à população lavrense através da qual confirma a desmobilização dos leitos Covid conforme determinação do Ministério da Saúde.
Porém, a respeito da informação de que o HVM atenderia pacientes para tratamento da Covid apenas através de convênios e particular, o hospital contesta e desmente a informação. Segundo a nota expedida pela direção daquela unidade de saúde, o Vaz Monteiro "mantém por iniciativa própria, em sintonia com o compromisso que um hospital filantrópico deve ter para com a comunidade em que se insere, 1 leito SUS de isolamento em UTI para tratamento da Covid e 6 leitos clínicos SUS para atendimento de pacientes que não necessitem de UTI".
A reportagem do Jornal de Lavras confirmou, inclusive, que hoje, sábado, dia 5 de março, tem uma paciente Covid do sexo feminino, de 55 anos, internada naquele hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que desmente a nota oficial da prefeitura, para alívio da população lavrense.
Confira abaixo, na íntegra, as notas expedidas pela Prefeitura Municipal de Lavras no dia 3 de março, quarta-feira, e a nota da direção do Hospital Vaz Monteiro na tarde de ontem:
Nota da Prefeitura Municipal de Lavras
Nota do Hospital Vaz Monteiro
|
|