Caminhão passou arrancando a fiação. Na foto abaixo, percebe-se o fio laçado na motocicleta, o que provocou a queda do motociclista. Fotos enviadas por Rodrigo Mascarenhas
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Um caminhão transportando uma máquina pesada, ao passar pela avenida Vaz Monteiro, em Lavras, arrebentou a fiação de telefonia e um dos fios arrancados provocou um acidente. O fio embaraçou em uma motocicleta e jogou o motociclista no chão.
Esta não foi a primeira vez que isso aconteceu em Lavras e nem será a última, pelo menos enquanto as autoridades do Executivo e Legislativo não obrigarem as concessionárias de telefonia, TV e internet a cabo a cumprirem o que determina uma medida mínima estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Existem normas a serem cumpridas e que estabelecem três níveis de altura mínima de fiação de rede elétrica e de outras fiações presas a postes, são obrigatórios 5 metros sobre ruas e avenidas, 4,5 metros em locais de tráfego de veículos pequenos, restrito a caminhões, e 6 metros em vias rurais, onde haja tráfego de máquinas agrícolas.
Em Lavras, algumas concessionárias de internet e TV a cabo, telefonia e outras, abusam e instalam fiação fora das normas. Para complicar ainda mais, quem poderia agir e normatizar isso, ainda piora. É frequente os pedidos de quebra-molas nas ruas e avenidas de Lavras na Câmara Municipal, com isso, em determinados pontos onde estes quebra-molas são construídos, com cerca de 25 a 30 centímetros de altura, contribui para a diminuição do espaço entre a fiação e a rua.
O caminhão que transitou hoje pela avenida Vaz Monteiro arrebentou fios próximos ao Supermercado BH, padaria Divina Pães e a Mega, uma loja de materiais de construção. Isso não teria acontecido se os fios tivessem sido instalados dentro das normas estabelecidas.
O que aconteceu hoje com o motociclista poderia servir de aviso às autoridades, um acidente mais grave pode acontecer e até mesmo matar uma pessoa.
O vereador Ennio Mendes de Siqueira e a vereadora Jaqueline Fráguas já manifestaram a respeito da falta de normatização na instalação de fios em Lavras.
|
|