Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 20/01/2022 14:32 - Atualizada em: 20/01/2022 20:01
Cachoeira da Pedra Furada, em Luminárias, também registrou uma cabeça d'água
Foi questão de minutos para que toda beleza da cachoeira da Pedra Furada desaparecesse embaixo das águas

As belezas da cachoeira da Pedra Furada desapareceram em minutos com a chegada da cabeça d'água, veja foto abaixo. Foto de Marcelo Lagatta, enviada por José Eustáquio Cardoso, do restaurante Mirante da Serra

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Jornal de Lavras publicou uma matéria sobre o fenômeno da cabeça d'água que aconteceu em Carrancas na terça-feira, dia 18, e citou Luminárias como sendo uma das cidades procuradas por turistas de várias partes de Minas Gerais.

Agora recebemos informações sobre o mesmo fenômeno ocorrido no mesmo dia naquela cidade, e o local foi uma das cachoeiras mais bonitas da região, a da Pedra Furada, um local muito visitado por turistas devido a sua beleza e também um local muito frequentado para se refrescar.

De acordo com as informações passadas a redação do JL, em questão de minutos tudo foi tomado pelas águas, a pedra furada, por onde passa a água e forma a cachoeira, desapareceu, isso porque a água passou por cima da pedra.

Felizmente ninguém foi surpreendido com a chegada da água, isso porque as pessoas já estavam preocupadas com as chuvas que estavam caindo nas cabeceiras das nascentes.

Em janeiro do ano passado, três pessoas morreram no município de Capitólio por causa de uma "cabeça d´água". Os turistas estavam em uma cachoeira, em um dos principais atrativos turísticos da região, e foram surpreendidos pela enorme quantidade de água e arrastados pela força da correnteza em direção ao lago da represa de Furnas. O fenômeno é muitas vezes confundido com "tromba d'água", porém ambos são eventos tecnicamente muito diferentes, têm efeitos distintos e não podem ser usados como sinônimos.

A cabeça d'água ocorre quando um grande volume de chuva cai em partes superiores do curso d'água. Isto causa o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido as chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. Dessa forma, após algum tempo, se observa um aumento repentino do nível nas áreas mais baixas, mesmo que longe de onde ocorreu a chuva.

Já a tromba d'água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um mar, um lago ou no oceano. O formato lembra o de um tornado e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.

Até o mês de março passamos pelo período de maior incidência de chuvas na nossa região. Por conta disso, é a época de maior risco de cabeças d'água e muitas vezes os banhistas são surpreendidos por correntezas repentinas a quilômetros de distância do local de chuva.

É importante que se evite o banho em rios e cachoeiras durante e após as chuvas, pois existe risco de morte e pode ocorrer grande queda de raios, deslizamentos de terra, quedas de árvores e em casos mais graves, o risco de ser arrastado por uma cabeça d'água.
Se você estiver em um rio ou cachoeira e a correnteza aumentar rapidamente, ou o volume da queda d'água começar a aumentar repentinamente, saia imediatamente da água, pois a massa de água da cabeça d´água chega muito rapidamente. 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras