Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/01/2022 08:40 - Atualizada em: 19/01/2022 12:41
Tiradentes comemora nesta quarta-feira, seus 304 anos de emancipação política
Solenidade marca as comemorações, nesta quarta-feira, dia 19, do aniversário da cidade

Pelas ruas de Tiradentes, a harmonia entre a paisagem arquitetônica e a Serra de São José – Foto: Thais Andressa – Stage Comunicação / Divulgação.

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras é privilegiada, pois fica próxima de três cidades muito procuradas por turistas, duas delas por ser das mais bonitas do Brasil e outra, pelo seus misticismo, as três são conhecidas internacionalmente através de filmes, novelas e documentários. Uma é Carrancas, onde a natureza se exibe através de suas cachoeiras e montanhas, a outra é São Thomé das Letras, uma das cidades mais místicas do Brasil, e a terceira é histórica e de beleza arquitetônica comparada apenas a Ouro Preto, trata-se de Tiradentes, que hoje, quarta-feira, dia 19, comemora seus 304 anos.

A histórica de Tiradentes é marcada por memórias, tradições, patrimônios e belezas naturais, que encantam e que a tornam uma referência para a cultura e para o turismo brasileiro. O dia 19 de janeiro é um marco, pois comemoram-se os 304 anos da emancipação política da localidade. "Neste 19 de janeiro, desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!", manifesta Rogério de Almeida, Secretário Municipal de Governo.

Em comemoração, ocorrerá a assinatura do termo de intenção de trabalho com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O intuito é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a formação e a capacitação profissional de diferentes agentes culturais do município de Tiradentes.

A parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região. Confira as ações comemorativas do evento, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

A origem da cidade de Tiradentes remonta ao ano de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João delRei. Em 1718, o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o Século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras