Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/01/2022 08:40 - Atualizada em: 19/01/2022 12:41
Tiradentes comemora nesta quarta-feira, seus 304 anos de emancipação política
Solenidade marca as comemorações, nesta quarta-feira, dia 19, do aniversário da cidade

Pelas ruas de Tiradentes, a harmonia entre a paisagem arquitetônica e a Serra de São José – Foto: Thais Andressa – Stage Comunicação / Divulgação.

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras é privilegiada, pois fica próxima de três cidades muito procuradas por turistas, duas delas por ser das mais bonitas do Brasil e outra, pelo seus misticismo, as três são conhecidas internacionalmente através de filmes, novelas e documentários. Uma é Carrancas, onde a natureza se exibe através de suas cachoeiras e montanhas, a outra é São Thomé das Letras, uma das cidades mais místicas do Brasil, e a terceira é histórica e de beleza arquitetônica comparada apenas a Ouro Preto, trata-se de Tiradentes, que hoje, quarta-feira, dia 19, comemora seus 304 anos.

A histórica de Tiradentes é marcada por memórias, tradições, patrimônios e belezas naturais, que encantam e que a tornam uma referência para a cultura e para o turismo brasileiro. O dia 19 de janeiro é um marco, pois comemoram-se os 304 anos da emancipação política da localidade. "Neste 19 de janeiro, desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!", manifesta Rogério de Almeida, Secretário Municipal de Governo.

Em comemoração, ocorrerá a assinatura do termo de intenção de trabalho com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O intuito é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a formação e a capacitação profissional de diferentes agentes culturais do município de Tiradentes.

A parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região. Confira as ações comemorativas do evento, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

A origem da cidade de Tiradentes remonta ao ano de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João delRei. Em 1718, o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o Século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras