Os balões caíram em áreas desabitadas. Fotos: Redes sociais
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Os moradores da zona rural de Bom Sucesso, na comunidade conhecida como Lopes, se surpreenderam na tarde de ontem, sábado, dia 15, com a queda de dois balões, eles caíram em pontos diferentes e muita gente foi para os locais onde os artefatos caíram para ver os destroços.
Felizmente as quedas não provocaram nenhum dano. Apesar de parecer uma prática inofensiva, soltar balão é perigoso e é considerado crime ambiental. Pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, além de colocar em risco a vida das pessoas. Além disso, um balão pode colidir com uma aeronave e derrubá-la. De janeiro a agosto do ano passado, foram reportados 653 registros de balões no espaço aéreo brasileiro ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado ao Comando da Aeronáutica – 361 em São Paulo, 214 no Rio de Janeiro, 65 no Paraná e 13 em Minas Gerais.
Segundo os moradores da zona rural de Bom Sucesso, não foi possível identificar a procedência dos balões, porém, os veículos que resgataram os artefatos tinham placas do Rio de Janeiro. Esta prática, de soltar balões não tripulados é muito comum em São Paulo e Rio de Janeiro e existem equipes que monitoram e resgatam os balões quando eles caem intactos.
|
|