De longe o grupo era percebido devido ao barulho intenso que os motociclistas provocavam
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na noite de ontem Lavras teve um movimento atípico, um grupo de motociclistas se reuniu e, com veículos com escapamentos adulterados, passou a percorrer a cidade pelo centro e bairros, provocando indignação de comerciantes e moradores, isso porque a intenção clara do grupo foi, como classificaram os comerciantes que enviaram vídeos para a redação do Jornal de Lavras, "botar terror na cidade".
As reclamações surgiram de vários bairros. Os integrantes do grupo, de forma organizada, aceleravam suas motocicletas provocando um barulho que incomodava a todos, principalmente as famílias com pessoas idosas e crianças.
Uma mãe de uma criança autista ligou para a redação para reclamar e, enquanto ela falava, seu filho gritava ao lado. O grupo passou na rua de sua casa, que é num bairro relativamente tranquilo, duas vezes. Ela disse que o marido havia acionado a Polícia Militar.
Comerciantes também se irritaram com o acontecido ontem em Lavras, os motociclistas passavam próximo ao comércio e repentinamente aceleravam para potencializar o barulho, assustando clientes e funcionários. Diversos deles gravaram vídeos e enviaram a redação do JL.
O grupo passava e com o barulho ensurdecedor acionava os alarmes de carros e lojas.
No início da madrugada a perturbação continuou nos bairros, porém, com o grupo já separado. Os motociclistas de forma isolada passavam pelas ruas e repentinamente aceleravam suas motocicletas.
O uso de escapamentos ocos, chamado de abertos ou sem miolo, potencializa ainda mais o ronco dos motores e com isso a perturbação aos moradores. Em Lavras, os motociclistas barulhentos dificilmente são punidos, já que, visualmente, e com o veículo em movimento, o escapamento adulterado não é tão facilmente identificável, ele só se destaca quando o motociclista acelera bastante.
A motocicleta vem de fábrica originalmente com todo um sistema de diminuição de ruído e poluição. Para provocar um ronco mais intenso, muitos motociclistas procuram oficinas para retirar o dispositivo que abafa o ruído do motor, chamado de 'miolo', deixando apenas o cano, o que faz com que as aceleradas estremeçam por onde passam os motociclistas que adulteram seus veículos.
|
|