Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/12/2021 17:50 - Atualizada em: 23/12/2021 09:14
Alfenas sanciona lei SUS Animal e inaugura estrutura de atendimento a pequenos animais
A coordenadora do programa de saúde animal de Alfenas (Prosan), Marta Pelegrin, ressaltou que o Susama é um marco para a proteção animal no município

A iniciativa do Executivo e Legislativo de Alfenas poderá se espalhar por toda Minas Gerais e até pelo Brasil. Fotos: Câmara Municipal de Alfenas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva sancionou uma lei que cria o Sistema Único de Saúde Animal e Meio Ambiente (Susama), naquela cidade, o objetivo da lei e regular as ações de saúde e bem-estar animal e proteção ambiental, através do sistema único de saúde.

Para ser sancionada foi organizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Alfenas, ela foi realizada no sábado, dia 18. Paralelamente a assinatura da lei, a cidade deverá ganhar o 1º Hospital de Cães e Gatos de Alfenas, cujas obras já estão finalizadas.

A estrutura física, que em breve vai entrar em funcionamento, tem mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída, são 109 baias que vão abrigar canil, gatil, área de quarentena e isolamento, departamentos, salas, morgue, depósito de ração, farmácia, administração, salas de recepção, consulta, sala de vacinação, de banho, copa-cozinha, banheiros, almoxarifado, bloco cirúrgico, sala de internação e toda estrutura necessária para atender pequenos animais.

No Susama poderá se fazer castrações e pequenas cirurgias, terá sala de raio-X, ultrassom, laboratórios para exames diversos, área de recreação para os animais, alojamento que oferecerá o máximo de bem-estar aos animais, com iluminação natural durante o dia, total segurança para os animais.

Na reunião solene realizada na Câmara Municipal, muita gente compareceu ao plenário acompanhado de seus animais de estimação e na assinatura como testemunhas, até um cão colocou sua marca no documento. A iniciativa de Alfenas será, certamente, copiada por muitos municípios, mesmo porque, haverá uma redução expressiva dos riscos de doenças para os humanos bem como para os animais.

Vale lembrar que este projeto é uma reivindicação antiga do ambientalista Gilmar Francisco, que sempre cobrou do poder público de Lavras uma estrutura nestes moldes para atender em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e com os cursos de Medicina Veterinária da Ufla e do Unilavras.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras