Prédio do Senac em Lavras
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A pandemia impactou várias áreas que precisaram buscar novas rotas para garantir um retorno seguro, sobretudo na educação. Após muito tempo sem o encontro presencial e o ensino feito por meio de telas, professores e funcionários tiveram que integrar alunos de todas as idades às novas normas de segurança e hábitos e encontrar novos caminhos.
Para ajudar nesse processo, municípios mineiros realizaram parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministrou cursos e workshops de preparação para os servidores da educação. Ao longo de 2021, mais de 70 turmas foram realizadas, impactando 5.732 profissionais, entre professores, pedagogos e diretores de escola por meio de contratos firmados em cidades como Lavras, Barbacena, Governador Valadares, Itajubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Patos de Minas, entre outras. Em Lavras foram 19 turmas de treinamentos para 1220 vagas no total.
"O Senac vive a educação e foi muito importante podermos trabalhar com esses profissionais, contribuindo para um retorno seguro às aulas presenciais e com qualidade em todo o estado. Além disso, é importante potencializar resultados e a permanência de públicos sensíveis na escola, configurando um espaço para inserir novas tecnologias e novos métodos no ambiente escolar", pontua o Superintendente de Negócios do Senac, Daniel Pires.
Os municípios demandaram os treinamentos de acordo com as respectivas especificidades da rede de educação, mas também foi preocupação durante a execução das turmas levar aos participantes práticas comuns e de referência para todo estado.
Entre os temas dos workshops e palestras, estiveram habilidades técnicas do dia a dia, que são vitais para o bom funcionamento das escolas, como Práticas de Limpeza, Desinfecção e Esterilização dos Ambientes Escolar e Técnicas de Atendimento Seguro em Tempos de Pandemia, mas também temas ligados a pessoas, como Inclusão Escolar voltada à Pessoas com Deficiência, Inteligência Emocional para Educadores, bem como lições ligadas a novas técnicas de ensino, como Uso de Ferramentas Digitais e Metodologias Ativas na Sala de Aula.
Foram mais de 400 horas aulas executadas nos treinamentos, que ocorreram tanto presencialmente nos municípios, quanto de forma remota, contando com a estrutura já adaptada do Senac para o ensino híbrido.
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