O combate sistemático ao mosquito evita a propagação de doenças como a dengue, zika e chikungunya no município
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Com a proximidade do verão, que começa em uma semana, aumenta a preocupação das autoridades de saúde com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunyia.
Por ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti é propagada durante o verão. A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as ações de combate a dengue e orienta a população a tomar cuidados com a proliferação do mosquito.
As visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, como a dengue, a zika e chikungunya, estavam suspensas conforme a recomendação de isolamento social para toda a população no período em que Lavras estava nas ondas vermelha e amarela. O momento é de preservar a saúde dos profissionais e das famílias visitadas, porém, eles vão até a porta das casas para orientar os moradores.
Os agentes da Vigilância Epidemiológica vão de casa em casa, para conscientizar os moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para evitar a reprodução do mosquito transmissor, é importante a participação da população, através da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas, e também o uso de inseticidas aerossóis e repelentes.
|
|