Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 06/12/2021 22:01 - Atualizada em: 07/12/2021 12:47
Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas tem início nesta terça-feira na Ufla
O evento será gratuito e com a emissão de certificado de participação

José Cherem e Joziana Barçante, convidados pelo professor Luiz Roberto Albuquerque (UFVJM)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

Por uma demanda regional, o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) surgiu em 2014, com o enfoque nas leishmanioses. Com o passar do tempo, ficou evidente a necessidade de se abordar outros temas relevantes para a Saúde Única. O termo Doenças Negligenciadas (DNs) engloba uma série de doenças infecciosas e parasitárias que acometem humanos e animais (em sua maioria), populações mais vulneráveis e causam debilidade, além de milhares de mortes em todo mundo. 

A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios, em termos globais, dentre eles, a impossibilidade de realização de eventos presenciais. Contudo, o entendimento acerca da importância da continuidade das ações relacionadas às DNs, fez com que o Núcleo de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal de Lavras (Nupeb/Ufla), o grupo coordenado pela professora Joziana Barçante e pelo médico José Cherem, envidasse esforços junto com o Núcleo de Estudos em Parasitologia (NEP) e com o Nudone para realização de versões online. "Entendemos que a troca de conhecimento entre a sociedade e a academia não pode ser interrompida. Por esta razão, a partir de amanhã, terça-feira, dia 7, a quinta-feira, dia 9, trocaremos saberes com o II Esquenta Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas - SBDN. O evento é gratuito e aberto não só à comunidade acadêmica, mas a qualquer cidadão que deseje conhecer um pouco mais sobre essas doenças. São todos nossos convidados".

Na manhã e tarde do dia 8 e 9 terça-feira e quarta-feira, respectivamente, o evento será especialmente destinado aos profissionais da atenção primária: agentes comunitários, agentes de endemias, técnicos e profissionais da saúde. 

Desde sua primeira edição em 2014 a Ufla foi responsável pela organização e sempre sediou o Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, presidido pela professora Joziana Barçante. Uma curiosidade desta edição é que ela rompeu as barreiras geográficas e estará acontecendo em parceria com a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e o Instituto René Rachou (Fiocruz) como o tema: Reduzindo Distâncias e Aproximando Pessoas. 

A iniciativa foi tomada a partir de um convite realizado pelo professor Luiz Roberto Albuquerque (UFVJM) à professora Joziana Barçante e ao médico José Cherem, em função da expertise do grupo por eles coordenado. Com o convite aceito, surgiu a parceria que passou a envolver também a Fiocruz. E como não se faz ciência de forma isolada, o evento terá palestrantes de diferentes regiões: Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Grenoble (França), Barcelona (Espanha) dentre outras. 

O evento tem como objetivo aproximar o diálogo entre as diferentes áreas do saber como a Ciências da Saúde, Ciências Animal e Ciências Ambiental e suas demais áreas buscando discutir temas de relevância epidemiológica como Leishmanioses e a Doença de Chagas, além da aplicação direta na busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras