Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 29/11/2021 22:12 - Atualizada em: 30/11/2021 12:41
Eletrobrás Furnas planta as primeiras mudas no Projeto Nascentes
Áreas de 40 municípios mineiros receberão diversas espécies que auxiliarão nrecuperação ambiental e melhoria da qualidade e quantidade da água dos reservatório

 Mudas de árvores nobres são cultivadas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

O Projeto de P&D Aneel denominado de "Nascentes", que está sendo desenvolvido pela Eletrobrás Furnas para conservação da qualidade ambiental e busca pelo aumento da quantidade da água nos reservatórios de hidrelétricas situadas no estado de Minas Gerais, entra na fase de plantio de mudas. O total do investimento para o Projeto Nascente é de mais de R$ 6,4 milhões. A iniciativa prevê a recuperação e monitoramento de matas ciliares em 200 nascentes no entorno dos reservatórios das Usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto). Os primeiros municípios a receberem as espécies serão Aguanil, Campo Belo, Cristais e Coqueiral. Ações de avaliação, seleção, caracterização e classificação das áreas de instalação já foram realizadas, além da elaboração dos projetos executivos, com o levantamento topográfico e análises de solo das áreas selecionadas para plantio.  O Projeto conta com as parcerias da Ingá Engenharia e das universidades federais de Viçosa e Lavras, e com o apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas – Alago.

As áreas que receberão as mudas nativas foram preparadas e cercadas, além de contarem com a eliminação de formigas e cupins e a condução da regeneração do solo. Nelas serão plantadas diversas espécies como: amora, ingá, urucum, ameixa, aroeira salsa, acácia e jacarandá. Também será realizado o semeio direto, conhecido como sistema muvuca. Entre as sementes estão aquelas que são de preservação (amargoso, angelim do cerrado, angico cuiabano, capitão do campo e outras) e as de interesse econômico (abóbora, bacuri, caju, tamarindo, entre outras).

Ao todo, 40 municípios serão envolvidos na iniciativa, sendo 35 vizinhos à Usina Furnas e 5 à Usina Mascarenhas de Moraes (Peixoto). O Projeto Nascentes utiliza uma metodologia inovadora, com inteligência artificial na recuperação ambiental de nascentes, o que impactará de forma positiva na melhoria da qualidade e quantidade da água nos reservatórios. A iniciativa também visa conscientizar os proprietários rurais lindeiros com relação à recuperação das áreas, em geral degradadas pelo cultivo e pastoreio de gado, bem como estimular a geração de renda decorrente dos plantios de espécies florestais de interesse econômico.
Clovis Torres, presidente da Eletrobrás Furnas, destaca que o "Nascentes" é um projeto estratégico para a empresa e para a região do entorno dos reservatórios das Usinas Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto). "Além do caráter tecnológico e inovador, o projeto promoverá a potencialização da economia regional, agregando benefícios socioeconômicos e geração de renda à população do entorno, com a utilização de startups locais no beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos do Projeto Piloto", afirmou Torres.

Denominado "Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento" (P&D) para a Utilização de Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Recuperação e Proteção de Nascentes e Áreas Degradadas em Zonas de Recargas de Aquíferos Contribuintes dos Reservatórios das Usinas Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto), o projeto de P&D terá duração de 36 meses, que incluirá a implantação e monitoramento das áreas selecionadas, bem como a análise e divulgação dos resultados obtidos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras