Conceição da Barra de Minas quer resgatar uma tradição antiga de cidades do interior de Minas
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Uma tradição nas cidades do interior de Minas era o serviço de alto-falante que existia nas igrejinhas dos bairros e nas praças principais das cidades.
Em Lavras, muitos vão lembrar-se do serviço de alto-falante da igrejinha da Lavrinhas, sob os cuidados de José Anjo, que tocava músicas, anunciava missas, mortes e prestava inúmeros serviços à comunidade.
Na praça Augusto Silva tinha o serviço que era oferecido pelo comércio da cidade em parceria com a Rádio Cultura D'Oeste de Lavras, a ZYI-6. "Música na Praça, hoje um oferecimento da Loja Americana, de Humberto Gattini; Armazém São Pedro, de Pedro Borges; Mobiliaria Alianças, de Luiz Teixeira da Silva; Haical Haddad, a Glória Lavrense; Casa Juca Procópio, Bemoreira Ducal, A Imperatriz, de José Mattioli" e tantos outros.
Este tipo de serviço era muito comum até a década de 60 em diversas cidades mineiras e, para reviver essa tradição, a cidade de Conceição da Barra de Minas, a antiga Cassiterita, cidade próxima a São João del-Rei, vai promover no domingo, dia 28, um projeto que visa resgatar essa tradição, aquela em que os apaixonados expressavam seu amor a suas paixões secretas oferecendo música no serviço de alto-falante, deixando as jovens enrubescidas ao ouvir seu nome falado no alto-falante.
"De volta aos velhos tempos, peça e ofereça sua música" é o que os moradores de Conceição da Barra de Minas vão relembrar e os mais jovens conhecer o que embalou os namoros de seus avós. No domingo haverá um show ao vivo no Facebook da Prefeitura da cidade, com o grupo Guadalajara 70 e a dupla Sidney e Tião do Fole, que vão tocar os sucessos daquela época.
O projeto foi idealizado e está sendo elaborado por Felipe Ávila, com apoio da Lei Aldir Blanc, realização Prefeitura Municipal de Conceição da Barra de Minas através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
|
|