Vereador João Paulo Felizardo quer homenagear o colega Marcos Possato que morreu vítima da Covid-19 em Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para instituir um dia anual de luto em memória às vítimas da Covid-19. A ideia é homenagear também cidadãos que ficaram com sequelas da doença e a data sugerida pela parlamentar é 30 de março. Por coincidência, foi neste dia, 30 de março, em 2020, que Lavras confirmou o seu primeiro caso de Covid-19 na cidade, o paciente era um homem de 60 anos que contraiu o vírus numa viagem ao Rio de Janeiro.
De acordo com a proposta da parlamentar, todo dia 30 de março, data em que confirmou o primeiro óbito por Covid em Minas, todos os eventos oficiais do estado teriam um minuto de silêncio e as bandeiras ficariam hasteadas a meio mastro.
O projeto da petista segue tendência nacional. Na quarta-feira, dia 17, o Senado Federal aprovou o dia 12 de março, quando foi a óbito o primeiro brasileiro, como data para homenagear as vítimas do coronavírus no Brasil. O texto, que recebeu aval unânime, foi fruto dos trabalhos conduzidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
Em Lavras, o vereador João Paulo Felizardo protocolou hoje, terça-feira, dia 23, um projeto de lei que visa instituir o Dia Municipal de Luto em Memória das Vítimas da Covid-19. Segundo o vereador, o dia homenageará também as pessoas que ficaram com sequelas advindas da Covid.
A data escolhida pelo vereador João Paulo Felizardo para celebrar o Dia Municipal de Luto, foi 3 de setembro, dia em que o vereador Marcos Possato faleceu em decorrência da doença e deixou enlutada a cidade de Lavras.
Lavras hoje tem 169 mortos vítimas da Covid, nas contas da Prefeitura Municipal, já nas contas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) são 174 mortos por Covid em Lavras.
|
|