Pesquisadores do Nupeb: Victor Pylro, Joziana Barçante e José Cherem
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O jornal Estado de São Paulo, o "Estadão", publicou ontem, sexta-feira, dia 8, uma matéria assinada pelo jornalista Leon Ferrari, relativa as 600 mil mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. A reportagem lembra que este número é superior a população de sete capitais do País, como Vitória, no Espírito Santo, e Florianópolis, em Santa Catarina.
O jornalista Leon Ferrari baseou a matéria em dados da Fiocruz, conversou com o médico sanitarista e professor da USP Gonzalo Vecina, com o superintendente de Vigilância em Saúde do governo de Santa Catarina, Eduardo Macário, com Glauce Galúcio, do projeto "Eu Amo Meu Próximo", de Manaus (AM), com a dentista e atleta Raquel Trevisi, do projeto Com.Vida e também com o médico lavrense José Cherem, do Núcleo de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal de Lavras (Nupeb/Ufla).
A inclusão do médico José Cherem, integrante do grupo de pesquisadores da Nupeb na reportagem de um dos maiores jornais do País, mostra o quanto representa a equipe de pesquisadores lavrenses em nível nacional.
Esta não é a primeira vez que os pesquisadores do Nupeb/Ufla se destacam em nível nacional: em maio deste ano eles identificaram a presença de quatro variantes da Covid-19 na microrregião de Lavras, o que obteve amplo destaque na mídia mineira e nacional.
No início de setembro o grupo se destacou com a identificação da variante Delta em Lavras. No final de agosto, os pesquisadores professor Victor Pylro, professora Joziana Barçante e o médico José Cherem, foram convidados a fazerem uma visita técnica ao Centro de Treinamento da ThermoFischer Scientific do Brasil em São Paulo, empresa líder mundial no desenvolvimento de produtos para laboratórios de pesquisa e tem se destacado como referência no desenvolvimento de ferramentas diagnósticas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Os três pesquisadores do Nupeb/Ufla são frequentes em reportagens em nível regional, estadual e nacional.
Para ler a reportagem do jornalista Leon Ferrari no Estadão, basta clicar AQUI.
|
|