Bombas de captação de água no Rio Grande, o principal manancial de abastecimento de Lavras. Foto de arquivo: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
A estiagem prolongada fez com que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) acendesse a luz amarela devido à escassez de água. A falta de chuva deixou o nível do rio Grande - principal fonte de captação do município - muito baixo. A luz amarela é para que a população se conscientize e reduza o gasto.
A Copasa divulgou nota para a imprensa informando que o longo período de estiagem vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão dos mananciais rio Grande e ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, prejudicando o abastecimento do município de Lavras.
De acordo com a nota, no início do primeiro semestre deste ano, a Copasa realizou diversas obras para auxiliar no fornecimento de água durante o período crítico. A balsa de captação do rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade e os motores da estação de bombeamento do Ribeirão Água Limpa foram substituídos por outros de melhor rendimento. Ainda de acordo com a nota, a Companhia também investiu: na melhoria da captação do Ribeirão Santa Cruz; na construção de cerca de 2 mil metros de rede de distribuição de água para atender a região norte da cidade; implantação de dois reservatórios secundários e substituição de mais de 9 mil metros de rede de distribuição de água, com a transferência de ramais prediais.
Apesar de todas as medidas operacionais adotadas pela Companhia, o período de estiagem impacta diretamente a disponibilidade de água dos mananciais utilizados para captação, associado à elevação do consumo. Neste momento, para minimizar o problema nestes dias mais críticos, a Copasa poderá realizar algumas manobras e ajustes de pressão em sua malha de distribuição, para garantir o abastecimento de regiões eventualmente impactadas parcialmente durante o decorrer do dia.
A Copasa solicita atenção especial sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população, atitude importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca.
Na nota, a Copasa mostra que atitudes simples podem fazer grandes diferenças, como por exemplo: não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura; tomar banhos rápidos; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos e, reutilizar a água da máquina de lavar.
A Copasa finaliza a nota com a seguinte frase: "são atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população".