Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 30/08/2021 11:23 - Atualizada em: 30/08/2021 14:11
Professora da Ufla publica livro sobre a Educação do Campo
O livro revela detalhes da histórica luta pelo direito à Terra, à Educação e ao Trabalho do campesinato brasileiro

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A professora Apolliane Xavier, do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), publicou este ano o livro "Movimento, Terra e Escola: a etnografia na Educação do Campo", obra que tem como objetivo levar o leitor à reflexão sobre a chamada Educação do Campo no Brasil.

Na ambivalência e ambiguidade no campo social e político dos termos "Escola Rural" e "Escola do Campo", a autora enfrenta corajosamente o tema, procurando desvelar as limitações, as dificuldades, as contradições, as potencialidades, os avanços e os desafios da proposta educativa de um setor significativo de um movimento social.

Para realizar seu intento, a autora se embrenha por uma senda antropológica, por meio da etnografia em uma escola no interior de Minas Gerais. O livro revela detalhes da histórica luta pelo direito à Terra, à Educação e ao Trabalho no contexto do campesinato brasileiro.

O leitor estará diante de uma laboriosa pesquisa, rica em detalhes sobre o cotidiano dos moradores, os processos organizativos e as ações voltadas à criação de uma escola consonante com as demandas da comunidade. Um trabalho etnográfico, de leitura agradável, reveladora de aspectos, muitas vezes, desconhecidos por grande parte da população brasileira.

O livro foi lançado pela editora CRV e prefaciado pelo professor Dr. Écio Antônio Portes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A obra da professora Apolliane Xavier está disponível para aquisição, para poder obter o livro, clique aqui. Em Lavras ele pode ser adquirido na Livraria Crepaldi, na rua Sant'Anna

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras