Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Com o avanço da variante Delta do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aplicação da terceira dose do imunizante contra a Covid-19 e já tem até data para começar: 15 de setembro. Os primeiros a serem vacinados serão os idosos com 70 anos mais. Estudos apontam a eficácia da terceira dose entre seis a oito meses após a segunda dose.
Também a partir de 15 de setembro, o ministério vai reduzir o intervalo da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca das atuais 12 semanas para oito semanas.
A decisão foi tomada em reunião do ministério na noite de ontem, terça-feira, dia 24, e anunciada pelo ministro logo depois do encontro em conversa com jornalistas. De acordo com o ministro, no dia 10 de setembro, a pasta finalizará a distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abre espaço para a antecipação e o reforço vacinal anunciado.
A partir do dia 15 de setembro, serão enviadas aos Estados as doses de reforço para os imunossuprimidos - pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo - que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e de idosos com mais de 70 anos que tenham tomado a segunda há pelo menos seis meses.