Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 09/08/2021 12:44 - Atualizada em: 09/08/2021 15:59
Professores da Ufla doam alimentos à população com insegurança alimentar em Lavras
Já foram doados em dois meses, junho e julho, quase uma tonelada ao Banco Municipal de Alimentos de Lavras

Os alimentos frescos são adquiridos de pequenos produtores rurais de Lavras, o que beneficia também a economia local

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

A crise que o país atravessa decorrente da pandemia, do desemprego, inflação e instabilidade política tem levado famílias a situações de desespero, sobretudo aquela parte da população em insegurança alimentar. Em Lavras, iniciativa de pessoas, grupos, instituições filantrópicas, sindicatos, empresas, igrejas e outros, ajuda a amenizar a crise.

Um exemplo foi a iniciativa da Associação das e dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (ADUfla), seção sindical que existe há mais de 53 anos, que resultou, até o momento, na doação de quase uma tonelada em gêneros alimentícios para famílias em situação de insegurança alimentar, por meio do Banco Municipal de Alimentos de Lavras (BMAL), isto apenas nos meses de junho e julho. A ação surgiu em sensibilidade a situação de agravamento das condições de vida da população.

A ADUfla sempre foi uma instituição com responsabilidade social, fazendo outras doações, apoiando lutas e movimentos sociais, mas agora surgiram situações de emergência, devido ao agravamento da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Importante destacar que os alimentos são adquiridos com recursos da mensalidade sindical, sendo uma contribuição coletiva dos professores da Ufla.

A escolha por trabalhar com o Banco Municipal de Alimentos (BMAL) decorreu da necessidade de se saber a quem doar. O órgão municipal mantém um cadastro oficial das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar na cidade, amparadas pela rede dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O BMAL foi criado em 2019, com apoio do Departamento de Nutrição da Ufla, por iniciativa da professora Carolina Martins dos Santos Chagas, com o objetivo de proteção e promoção da segurança alimentar e nutricional.

Os alimentos doados pelos professores da Ufla são adquiridos diretamente dos pequenos produtores rurais de Lavras, com compra direta, com preferência a quem planta sem uso de agrotóxicos, respeitando a natureza. Esta forma de aquisição de alimentos beneficia, além das famílias em situação de vulnerabilidade, a economia local.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras