Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/04/2021 17:04 - Atualizada em: 28/04/2021 20:02
PF realizou na região, operação contra fraude em benefício para pescadores
A operação foi solicitada pela Subseção Judiciária Federal de Lavras

Os federais efetuaram prisões e apreensões na região. Foto divulgação da operação

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A pedido da Subseção Judiciária Federal de Lavras, a Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem, terça-feira, dia 27, a operação "Tarrafa", nos municípios de Cristais, Campo Belo e Aguanil, para combater fraudes na solicitação do seguro-defeso, benefício de um salário mínimo concedido pelo governo Federal a pescadores.

Foram cumpridos 27 mandados judiciais, sendo três de prisão e 24 de busca e apreensão. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 15 milhões.

As investigações, realizadas no período de 2013 a 2020, apontaram que os responsáveis pela colônia de pescadores Z-27, com sede em Cristais, teriam fraudado documentos necessários para a solicitação do seguro-defeso, atestando a condição de pescador artesanal a dezenas de pessoas que não exerciam a profissão. O objetivo dos responsáveis pela colônia seria eleitoreiro, já que eles concorreram a cargos políticos nas eleições de 2012 e 2016.

Para receber o benefício, a pessoa deve comprovar que desempenha a pesca de forma ininterrupta, como profissão habitual ou como principal meio de vida. Os investigados atestaram condição de pescador artesanal para pessoas que não exerciam a função.

A organização promoveu a migração de pessoas de outros municípios para o encaminhamento do pedido. Entre 2013 e 2020, a União pagou cerca de R$ 15 milhões em benefício às pessoas vinculadas à Colônia Z-27. Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de estelionato qualificado (em detrimento do INSS), falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão, se condenados. Todos foram levados para a Polícia Federal e Varginha.

O seguro-defeso é um benefício pago pelo governo federal, no valor de um salário mínimo mensal, ao pescador artesanal durante o período de defeso de determinadas espécies. Para fazer jus ao benefício, a pessoa deve comprovar que desempenha a pesca, de forma ininterrupta, como profissão habitual ou como principal meio de vida. O nome da Operação faz referência ao objeto utilizado para captura de peixes na pesca Artesanal. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras