Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 21/04/2021 14:00 - Atualizada em: 21/04/2021 22:15
Alysson Paolinelli receberá título de Cidadão Honorário de Lavras
A homenagem da Câmara Municipal ao brasileiro indicado para o Nobel da Paz foi uma propositura do vereador Marcos Possato

Alysson Paolinelli, ex-aluno, professor e diretor da Ufla, agora indicado para o Nobel da Paz por sua contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade. Foto: site Notícias Agrícolas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O vereador Marcos Possato apresentou um projeto de lei concedendo o título de Cidadão Honorário ao ex-aluno, professor e diretor da antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), hoje Universidade Federal de Lavras (Ufla), o ministro Alysson Paolinelli.

Alysson Paolinelli, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala, com isso, matando a fome de milhões de pessoas no Brasil e no exterior, visto que hoje o país, que antes importava alimentos se tornou o maior exportador de grãos, carne, milho do mundo.

O ex-ministro e ex-secretário de Estado da Agricultura tem 84 anos e uma notável trajetória com larga experiências que o coloca como um dos expoentes da agricultura nacional, considerado um dos grandes responsáveis pela maior revolução tropical agrícola da história.

Engenheiro agrônomo formado em Lavras se especializou nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Posteriormente, como professor, Alysson Paolinelli foi um dos líderes na federalização da ESAL em 1963 e, mais tarde (1966 a 1971) já como diretor da Instituição, possibilitou um ritmo de expansão próprio do dinamismo que é característico de seu perfil.
Paolinelli também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, de 1974 a 1979. Presidiu a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Foi secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, chefe da Delegação Brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil.

Em 2006 recebeu o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo.

Hoje, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Centenas de autoridades do Brasil e do mundo enviaram correspondências para a Academia Real das Ciências da Suécia em Estocolmo e ao Comitê do Nobel do Instituto Karolinska em Oslo, manifestando apoio ao brasileiro indicado. A Deere & Company, corporação americana fundadora da John Deere lançou um vídeo bilíngue em apoio a indicação de Alysson Paolinelli ao Nobel da Paz 2021. Acompanhe o vídeo abaixo.

Na Câmara Municipal de Lavras, composta por 17 vereadores, 16 votaram a favor da concessão do título ao ex-ministro, apenas uma vereadora, Carol Coelho, votou contrário à homenagem. Carol é sobrinha do secretário Municipal de Agricultura. Carol não justificou por que votou contra, mas seus colegas acreditam que tenha sido por desconhecimento.

O vereador Marcos Possato disse que se sente honrado em homenagear o ex-ministro Paolinelli, considerado por muitos como o brasileiro vivo mais importante da Nação.

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Veículos apreendidos com traficantes vão a leilão dia 20, entre eles, um Jaguar XE R-Sport
"Força": organização solidária foi criada em Lavras para ajudar quem está em busca de trabalho
Há 190 anos Lavras foi elevada a categoria de Vila
Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras recupera veículo furtado
Acidente entre carro e motocicleta em Lavras deixa uma pessoa ferida
Homem que agrediu carteiro na sexta-feira em Lavras, agrediu outra pessoa neste domingo
Aprovado em Minas Gerais, o retorno de 100% dos alunos às salas de aulas
Carteiro foi agredido em Lavras por um homem com problemas psíquicos
O médico José Cherem, do Nupeb/Ufla, foi um dos entrevistados em reportagem do Estadão sobre as 600 mil mortes por Covid no Brasil
Ladrões invadem e furtam ferramentas em marmoraria de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras