Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Artigo /


Publicada em: 17/04/2021 17:19
Como encontrar um bom trabalho depois da faculdade?

Foto: sincor-rn

 

Ir para a faculdade, se formar e depois? A maioria enfrenta o mesmo dilema. Não ter experiência profissional se apresenta como um cenário adverso para conseguir um emprego, mas ficar parado não é uma opção, é preciso começar com alguma coisa. A primeira coisa é buscar ajuda e informação, investigar tudo que há para saber para causar a melhor impressão, e coisas do tipo.

Busque endereços na web especializados em tudo o que se relaciona com a procura de emprego, o curriculum vitae e os diferentes modelos e templates, a carta de apresentação e a entrevista de emprego. Além disso, contém ofertas de milhares de cursos de especialização para agregar valor à formação, bem como um blog completo com conselhos e dicas para evitar erros na procura de emprego. Existe também a possibilidade de conseguir trabalhar para sites como comprartcc.com.br.

 

Como fazer a diferença?

Quando uma empresa tem vagas e você se inscreve para preenchê-las, são muitos os currículos, com ou sem experiência, que vão sendo recebidos, como você pode fazer a diferença? À primeira vista pode parecer um caso perdido, mas necessariamente tem que ser, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para que conseguir um emprego depois da faculdade não seja uma missão impossível.

O primeiro passo é criar um currículo original e inovador. Vai atrair muito mais a atenção dos recrutadores, aqueles currículos que foram elaborados com formatos que incluem elementos multimídia e, ao mesmo tempo, contêm todas as informações necessárias. Os jovens têm ainda mais liberdade para usar ferramentas ainda mais criativas para se diferenciar do resto dos candidatos.

Uma boa alternativa para quem almeja ter um emprego sem ter experiência acumulada é optar por estágios profissionais ou estágios em empresas para ingressar no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, aprender.

Também é importante fazer uma especialização para ampliar a formação, por exemplo, um mestrado relacionado às áreas que têm mais oportunidades de trabalho. As carreiras universitárias são geralmente genéricas e pouco específicas, pelo que é imprescindível a formação em várias áreas, para além disso, incluem práticas profissionais em empresas de prestígio que significam experiências de trabalho.

 

Experiência no trabalho é o melhor caminho para crescer

Para ganhar experiência em trabalho em equipe e aumentar a rede de contatos, uma opção válida é incluir no currículo atividades voluntárias que podem ser realizadas por meio de organizações não governamentais (ONGs) ou grupos de diferentes naturezas. A variedade é grande, o que permite escolher aquele que melhor se adapta a um determinado perfil.

Criar um blog também é uma boa ação que permitirá a você nutrir seu currículo. É uma plataforma aberta por meio da qual o conhecimento sobre um assunto pode ser divulgado.

 

Um currículo sem experiência

É vital para o desenho do currículo ser claro sobre as informações que ele conterá e a ordem em que será colocado. Na preparação, é importante apresentar os dados de forma concisa e bem explicada.

Um currículo sem seção de experiência profissional nem sempre passa despercebido. Diante dessa carência, o que convém é se exibir em outras seções para que apareça de forma eficiente.

Existem modelos de currículo inexperientes ou modelos que podem ser usados ​​para descobrir como posicionar as informações de uma forma que destaque os pontos fortes dos candidatos.

Na estruturação do currículo, é oportuno destacar a formação acadêmica (formação universitária), bem como a complementar (cursos e congressos).

Da mesma forma, é conveniente incluir o domínio da língua inglesa, conhecimentos de informática, aptidões e competências compatíveis com o cargo a que se candidata, bem como outras informações de interesse como disponibilidade para trabalhar em turnos rotativos , viajar, mudar de residência, entre outros.

 

Eu terminei a universidade e não consigo encontrar um emprego. Que faço?

O atual cenário de crise tem levado muitos dos jovens que terminam a universidade a não encontrar trabalho em sua especialidade ou no que realmente lhes apaixona. Se este for o seu caso e você não sabe o que fazer caso tenha concluído a faculdade e não encontre trabalho, recomendamos que você leia este artigo com algumas sugestões de como abordar o seu futuro profissional.

 

Dicas para procurar emprego após a faculdade

Com mais de 200 candidatos se candidatando ao mesmo cargo, os recrutadores estão lutando para selecionar os melhores candidatos para o cargo. Infelizmente, se a situação for analisada de forma lógica, o Curriculum Vitae de um profissional inexperiente pode passar despercebido apenas pelo grande número de currículos que recebe com a oferta. A priori, pode parecer que não há possibilidade de melhorar a situação. Mas, na verdade, há coisas que podem ser feitas para se diferenciar dos demais candidatos e aumentar as chances de sucesso em um mercado de trabalho tão competitivo como este.

Existem diferentes opções válidas para encontrar trabalho após a universidade, dependendo do setor em que você está. Sem dúvida, ficar sem fazer nada é a pior opção, pois além de supor uma perda de produtividade, transmite uma sensação de fracasso e desespero. Se você se formou e não consegue encontrar um emprego após a faculdade, ainda existem algumas ideias a fazer. Já pensou em escrever textos falando sobre títulos de futebol e vender isso para um jornal, por exemplo?

Desenvolva um currículo criativo e inovador. Os novos formatos de currículos permitiram incluir elementos multimédia e digitais no resumo de empregos, aumentando ainda mais o seu nível de atractividade e adaptando o sector do trabalho às novas tendências. Se você é jovem, pode usar suas ferramentas mais criativas para se destacar dos outros candidatos e atrair a atenção dos recrutadores.

 

Ou seja, vá em frente e corra atrás

Aposte em preparar um blog para seu currículo na web. Um blog é uma plataforma aberta que permitirá a você divulgar seu talento e conhecimento sobre um determinado assunto. Você pode usá-lo para treinar outros usuários em uma disciplina de seu interesse, compartilhar artigos ou dar sua opinião como profissional da área. Se você construir uma comunidade eficaz ao seu redor, terá possibilidades de contratação com propostas bastante interessantes.

Voluntariado. Incluir atividades de voluntariado em seu currículo é uma opção para aumentar sua rede de contatos e a experiência de trabalhar em equipe. Existem ONGs e equipes de diversos tipos, portanto, você pode optar por colaborar com aquelas que melhor atendem às suas crenças e motivações para desfrutar de um ambiente de trabalho adequado.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras