Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/04/2021 22:11 - Atualizada em: 10/04/2021 12:02
Há 39 anos era inaugurado o primeiro velório municipal de Lavras
Antes de 9 de abril de 1982, os velórios eram realizados nas residências e depois os corpos eram levados até os cemitérios em cortejo pelas ruas da cidade

Velórios públicos estão proibidos desde o ano passado devido a pandemia do novo coronavírus. Foto: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Hoje, dia 9 de abril, está fazendo exatamente 39 anos que o então prefeito Maurício Pádua Souza e o padre João Batista Prost, vigário da paróquia de Sant'Anna, inauguram a capela velório São João Batista, na praça Santo Antônio. A solenidade cívica religiosa foi realizada na tarde do dia 9 de abril de 1982, com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

A partir daquele dia os velórios passaram a ser realizados naquele espaço físico, que contém quatro capelas. Mais tarde outra capela velório foi inaugurada no Cemitério da Saudade, também com quatro capelas e mais recentemente no Cemitério Parque da Paz.

Antes de 1982, todos os corpos eram velados em casas, depois formava-se um cortejo que seguia pelas ruas da cidade até os cemitérios, onde eram sepultados. No trajeto até o cemitério, era costume o comércio fechar suas portas em sinal de respeito. Naquela época, o número de veículos nas ruas da cidade era pequeno, mas mesmo assim o trânsito ficava prejudicado.

Os velórios públicos em Lavras foram proibidos no dia 18 de março do ano passado, por exigência das medidas de segurança contra a Covid-19. Há um ano que não se realiza mais velórios nas capelas, hoje pode ser velado um corpo por vez e por no máximo uma hora nas capelas do Velório Municipal São João Batista, com a presença apenas dos familiares, desde que a causa da morte não tenha sido Covid.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras