Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/03/2021 19:35 - Atualizada em: 24/03/2021 08:59
Hospital de Campanha de Lavras tem leitos clínicos e intermediários, e não UTI Covid
Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras, o que tem no Hospital de Campanha são leitos clínicos e intermediários

Hospital de Campanha teve sua capacidade reduzida neste mês de março. Fotos: Erlan Araújo

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

A Prefeitura de Lavras divulgou no sábado, dia 20, em seu boletim epidemiológico, além dos novos casos (40), um colapso no sistema de saúde de Lavras, com uma taxa de ocupação de leitos de 100%, a notícia oficial deixou os moradores de Lavras e da região, que são atendidos em Lavras, apreensivos.

No dia seguinte, o vereador Lauro Mesquita (PSL) divulgou em sua página do Facebook uma informação que desmentia o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Lavras e a imprensa que divulgou a informação oficial da Prefeitura.

Na publicação, ele postou fotos dele com enfermeiras, com o secretário Municipal de Saúde Hermógenes Vanelli, divulgou filmagem feita dentro do Hospital de Campanha e redigiu o seguinte texto:

"HOSPITAL DE CAMPANHA UPA LAVRAS. Dia 19/03 fiz VISTORIA TÉCNICA na estrutura da UPA e no que sobrou do "HOSPITAL DE CAMPANHA" e constatei o seguinte: o "Hospital de Campanha" foi montado com 26 LEITOS/20 RESPIRADORES, sendo praticamente desativado - fotos; em sua própria estrutura a UPA montou uma ALA COVID-19 e possui atualmente o TOTAL DE 10 LEITOS APTOS PARA UTI e 20 RESPIRADORES, desse total 08 LEITOS estão equipados para UTI, com possibilidade de mais 12 LEITOS UTI. DO TOTAL DE 08 LEITOS UTI APENAS 01 PESSOA no dia 19/03 (paciente com oxigênio/SEM INTUBAÇÃO), COM 07 LEITOS UTI DISPONÍVEIS NA ALA COVID-19 UPA. A UPA também tem mais 09 RESPIRADORES na ALA EMERGÊNCIA, com baixa média de utilização, apenas 02 pessoas intubadas dia 19/03, com possibilidade de utilização emergencial de alguns destes RESPIRADORES na ALA COVID-19. LAVRAS POSSUI ENTÃO 28 LEITOS UTI COVID-19 (10/VAZ MONTEIRO e 10/SANTA CASA e 08/UPA, com possibilidade imediata de ampliação de 12 ou mais LEITOS UTI, havendo estrutura, espaço e equipamentos, exigindo contratação de médicos e enfermeiros). Entendo pertinente a Administração Pública incluir os dados da ALA COVID-19 UPA (ou "Hospital de Campanha") no Boletim Coronavírus diariamente divulgado para análise pela população da nova fase vivida, bem como ampliar os 12 LEITOS UTI na UPA. Parabenizo o Secretário Municipal de Saúde Hermógenes Vanelli, a Administradora da UPA Giani, o Médico Dr. Pablo, a Enfermeira Sabrina e toda equipe, pelos trabalhos e transparência das informações passadas a este Vereador. Me comprometi a tentar viabilizar 01 automóvel à UPA Lavras para agilizar os trabalhos administrativos e atendimento à população. Vereador Lauro Mesquita".

Tão logo o vereador fez esta publicação, a imprensa de Lavras fez contato com o Hospital de Campanha. Para a Rádio Cultura, o atendente respondeu ao radialista Erlan Araújo, do Programa do Gordinho, programa líder de audiência em Lavras e região, e confirmou as informações que o vereador havia publicado.

Para os jornais Mirante da Bocaina e Jornal de Lavras, que fizeram contato algumas horas após o questionamento do Programa do Gordinho, uma atendente disse que não poderia dar nenhuma informação porque havia recebido ordens superiores.

Ontem, segunda-feira, dia 22, o radialista Erlan Araújo esteve no Hospital de Campanha e conversou com as mesmas pessoas que foram citadas pelo vereador Lauro Mesquita em sua publicação e elas passaram ao radialista informações diferentes das divulgadas pelo vereador.

Segundo apurou o radialista Erlan Araújo, o Hospital de Campanha foi montado através de um convênio do município com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), ele começou a atender a população em junho do ano passado. 

Em dezembro, o Hospital tinha 26 leitos para pacientes considerados de baixa complexidade, além de 15 respiradores para estabilização de pacientes com quadros mais graves. Hoje, o Hospital tem apenas 8 leitos clínicos/intermediários e respiradores para dar suporte a pacientes mais graves até que os mesmos sejam transferidos para um hospital credenciado Covid-19.

Segundo informações dadas ao Programa do Gordinho, ocorreu uma redução de leitos no Hospital de Campanha, a redução foi de 26 para 8 leitos, isso ocorreu no dia 5 deste mês de março depois de uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais, motivada inclusive, por um ofício do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde-COSEMS/MG, cujo vice-presidente é o atual Secretário de Saúde de Lavras, Hermógenes Vanelli.

Com a redução dos leitos, Lavras e os municípios da microrregião Lavras contam agora com 8 leitos clínicos/intermediários no Hospital de Campanha; 10 leitos de UTI e 9 leitos clínicos no Hospital Vaz Monteiro; e 10 leitos de UTI e 14 leitos clínicos na Santa Casa.

Ontem, segunda-feira à noite, havia um leito de UTI disponível no Hospital Vaz Monteiro, nenhum na Santa Casa e no Hospital de Campanha havia 5 pacientes internados e 3 leitos disponíveis. Hoje, no boletim da Prefeitura foi informado ocupação de 100% de todos os leitos Covid da Santa Casa e Vaz Monteiro. Portanto, o sistema de saúde de Lavras está crítico, como em quase todo o Brasil. 

Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lavras, no Hospital de Campanha são leitos clínicos e intermediários, e não UTI´s.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras