Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 12/03/2021 09:10 - Atualizada em: 12/03/2021 12:43
Zema demite secretário de Estado de Saúde depois de denúncias de fura-fila na vacinação
Vacinaram o próprio secretário e mais 805 servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Carlos Eduardo Amaral, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, que foi demitido ontem por causa de ter furado fila na corrida para a imunização da população

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O governador Romeu Zema (Novo) afastou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a medida foi tomada na noite de ontem, quinta-feira, dia 11, após denúncia da Assembleia Legislativa de que ocorreu fura-fila na vacinação: o secretário e mais 805 servidores da pastas foram beneficiados com a vacina, que teoricamente teria que ser direcionada para a população. Diferente de Lavras, onde a maioria dos vereadores omitiram e abafaram o pedido de instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

A denúncia de fura-fila em Lavras acabou na Polícia Civil que está investigando, a suspeita de que vereadores se beneficiaram imunizando parentes, por esta razão eles não assinaram o pedido de CPI pedido pelo vereador Marcos Possato. 

Sobre o afastamento do secretário de Estado de saúde de Minas Gerais, o governador Romeu Zema publicou em suas redes sociais: "Comunico o afastamento do Dr. Carlos Eduardo da Secretaria Estadual de Saúde. Agradeço o trabalho que realizou à frente da secretaria, em especial no combate à pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais no Estado". Zema ainda completou: "Minas Gerais tem um dos melhores resultados no enfrentamento ao coronavírus graças à responsabilidade da gestão. Seguiremos atuando com eficiência e transparência para que a vacina chegue logo a todos os mineiros".

Diferente de Zema, o secretário Municipal de Saúde de Lavras, Hermógenes Vanelli, faltou com a verdade, determinando uma servidora de carreira que gravasse um vídeo através do qual envolveu o Ministério Público e, em seguida, o MP desmentiu o secretário.

 

Entenda o caso de Minas Gerais

Após surgimento de informações de que funcionários da Secretaria de Estado de Saúde haviam sido imunizados e mal-estar dentro do governo por causa disso, Amaral afirmou que 806 servidores tomaram a dose da vacina, inclusive ele. No entanto, de acordo com o secretário, tudo foi feito conforme as regras.

"Toda operação feita foi dentro da legalidade estrita, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Ou seja, estamos dentro do Plano Nacional de Imunização, fizemos deliberações vinculadas a esse plano na esfera máxima de controle", afirmou.

O que teria agravado a situação foi a pressão por parte do Legislativo. Nesta quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias. Diferente da Câmara Municipal de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras