Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Religião /


Publicada em: 10/03/2021 23:44 - Atualizada em: 11/03/2021 09:16
Lavras perdeu um querido filho adotivo, o "Joãozinho do INSS"
João Resende morreu quase seis meses depois que perdeu sua esposa, sua companheira por 61 anos

Rosa Luto

.

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Lavras ontem, terça-feira, dia 9, perdeu um de seus filhos adotivos mais querido: morreu aos 88 anos, João Resende, o João do INSS. Ele deixou órfãos centenas de famílias que durante anos foram assistidas por ele através da Sociedade São Vicente de Paulo e do Lions Club.

Entre estes assistidos, podemos destacar os acolhidos pela Casa do Vovô, foi através de seu trabalho junto ao Lions Internacional, que conseguiu na época, U$ 75 mil dólares para a conclusão das obras do prédio daquela instituição filantrópica.

João nasceu em São João del-Rei, naquela cidade também deixou marcas, foi diretor da Liga Esportiva, radialista e atuante em diversos setores da sociedade sanjoanense. Ele permaneceu naquela cidade até 1969, quando foi designado para assumir a agência do então INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).

À frente da instituição, sempre se destacou por sua generosidade e pelos bons serviços prestados à instituição, tanto que foi agraciado como uma medalha da Presidência da República, concedida a todos os funcionários que se destacaram em suas respectivas áreas.

João Resende ou João do INSS, permaneceu na direção do Instituto de 1969 a 1986, foram 17 anos de bons serviços prestados. Mesmo trabalhando, dedicou grande parte de sua vida às obras sociais, trocando seus momentos de lazer por serviços na Vila Vicentina, que dirigiu por muitos anos, no Lions Club, onde foi diversas vezes presidente e chegou ao cargo de Governador do Lions.

No Asilo de Lavras, teve a oportunidade de realizar grandes obras, como o salão de eventos que foi construído pelo Lions Club, salão que rende ao asilo aluguel para a realização de festas de casamento, aniversário e outras. Também foi um dos responsáveis pela construção do posto de gasolina do asilo, que infelizmente não existe mais, mas em seu lugar existe hoje uma unidade policial militar.

Todo seu trabalho em prol de Lavras teve reconhecimento através de um título de Cidadão Honorário e o respeito das autoridades da cidade, João era figura marcante em eventos de toda natureza, pois era sempre convidado.

João foi o torcedor número 1 do Clube de Regatas Flamengo em Lavras, tanto que ele e o empresário José Rachid e outros apaixonados pelo rubro e negro, fundaram a Flalavras, uma Embaixada do Clube de Regatas Flamengo em Lavras, que hoje tem à frente flamenguistas que também tem o mesmo espírito filantropo de seu fundador, o dentista Ranieri Spuri.

Talvez por influência de seu fundador, a Flalavras tem um departamento que cuida das ações sociais da torcida e, em épocas do ano, como Natal, início das aulas, Dia das Crianças e outros, os torcedores arrecadam alimentos, brinquedos, materiais escolares, roupas e agasalhos para serem distribuídos para as pessoas que precisam.

O fato é que a morte do "Joãozinho do INSS" deixou um vazio, outras pessoas com o mesmo espírito caritativo poderão surgir em Lavras, desenvolverão trabalhos importantes como os que foram desenvolvidos pelo João Resende, mas uma coisa é certa: João Resende, o João do INSS, jamais será esquecido pelos lavrenses.

João faleceu ontem, seu corpo foi cremado e suas cinzas serão depositadas ao lado das cinzas de sua esposa Maria Anunciação de Resende, com quem viveu por 61 anos. Sua companheira por mais de seis décadas, faleceu no dia 14 de setembro do ano passado, há quase seis meses, e sua morte o deixou extremamente abalado. O que o motivou a viver ainda por mais seis meses foram os 9 netos, uma bisneta, os quatro filhos - Janette, Maurício, João Carlos e Beth, noras e genros, além de seus inúmeros amigos e admiradores.

João certamente partiu se sentindo homenageado, pois sua paixão rubro-negro lhe presentou com uma série de títulos e vitórias nos últimos meses.  

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Corpo de Bombeiros de Lavras resgata ciclista que se acidentou na noite desta segunda-feira
Vereador Bira foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lavras
Prefeitura de Lavras publica novo decreto sobre o funcionamento das atividades comerciais no município
Covid matou 5 políticos neste final de semana, três deles no Sul de Minas
Colisão entre motocicletas no centro de Lavras deixa motociclista gravemente ferido
Quatro homens, sendo um armado, assaltaram uma residência em Lavras
Governo do Estado decide que o Sul de Minas continua na onda roxa por pelo menos mais uma semana
Equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro realizou cirurgia inédita no interior de Minas
Lote de vacinas que chega nesta terça-feira em Lavras será usado para segunda dose
Vereador Lauro Mesquita protocola pedido da CPI do Cislav na Câmara Municipal
Denúncias envolvendo irregularidades no Cislav poderão desencadear demissões e até CPI
Petrobrás anuncia novo aumento no botijão de gás a partir desta sexta-feira
Ambulância foi destruída em incêndio na Zona Sul de Lavras - veja vídeo
Presidente da Câmara Municipal de Lavras protocola pedido de renúncia do cargo
Novo auxílio emergencial começa a ser pago na terça-feira, dia 6

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras